SBB

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

MENSAGEM DE ALERTA!

 Sermão para o 23º Domingo após Pentecostes- 08/11/2020

Textos: Salmo 70       Am 5.18-24        1 Ts 4.13-18      Mt 25.1-13

 

Tema: O alerta de Jesus! Vigiem!!

         Jesus está respondendo à pergunta dos seus apóstolos sobre o sinal da sua volta e do final dos tempos. Com isso em mente, agora ele dá um conselho sábio por meio de mais uma ilustração. Seu cumprimento será visto pelos que estiverem vivendo naqueles dias, sejam vigilantes e estarem preparados, ou não vigilantes e nem preparados. Todos o verão, mas só participarão da festa os que estiverem preparados.

         Ele começa a ilustração dizendo: “O Reino dos céus pode ser comparado a dez virgens que pegaram suas lâmpadas e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram tolas e cinco eram prudentes.” — Mateus 25:1, 2.

         No tempo de Cristo, quando jovens resolviam casar, se fazia a festa do noivado e se marcava o casamento para daqui há 1 ano.

         Neste tempo, o noivo construía a casa e a noiva preparava o enxoval. Todos sabiam da data do casamento. Portanto não se mandava outro convite.

         Chegando o dia marcado, os atalaias, os vigias da família da noiva, já estavam de prontidão desde a primeira hora da manhã, para, vindo o noivo, anunciarem a chegada do noivo, e os convidados acompanhavam o noivo em procissão até a casa da noiva para que o noivo a levasse para sua casa. Mas antes, acontecia a festa na casa dos pais da noiva. Quem estava vigilante, atento ao convite dado há um ano, participava da festa. Quem não estava atento, ficava fora da festa, pois os portões de acesso a festa, eram fechados assim que o noivo entrasse.

         A chegada do noivo poderia demorar, ainda mais se ele morava em outra cidade, ou outro país. Se morava na mesma cidade, a chegada era nas primeiras horas da manhã. Do contrário, poderia chegar a noite.

         Nesta história de Jesus, a chegada foi a noite, e pegou muita gente despreparada, que ficou fora da festa.

         Bem, nas Parábolas de Jesus, sempre usava algo desta vida, comparando com a volta dele no fim dos tempos.

         Nesta parábola, Jesus não quer dizer que metade dos discípulos é tola e que a outra metade é prudente. Ele quer dizer que, com respeito ao Reino, cada um dos seus discípulos é responsável em escolher ser vigilante ou ser desatento. Mas Jesus não tem dúvida de que cada um dos seus servos pode se manter fiel e vigilante, e receber as bênçãos do seu Pai.

         Na ilustração, as dez virgens saem para receber o noivo e se juntar ao cortejo matrimonial. Quando ele chegar, elas iluminarão o caminho com suas lâmpadas, dando honra ao noivo, ao passo que ele leva a noiva para a casa preparada para ela.

         Será que os convites estão na mente das pessoas e os preparativos para este grande dia darão certo?

         Jesus explica: “As tolas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo, ao passo que as prudentes levaram óleo em frascos, junto com suas lâmpadas. Como o noivo estava demorando, todas elas ficaram com sono e adormeceram.” (Mateus 25:3-5)

         O noivo não chega na hora em que se esperava. Parece que ele demora, e as virgens acabam dormindo. Os apóstolos talvez se lembrem do que Jesus disse sobre um homem de origem nobre que viajou e por fim “voltou depois de se tornar rei”. — Lucas 19:11-15.

         Na ilustração das dez virgens, Jesus descreve o que acontece quando o noivo finalmente chega: “Bem no meio da noite se ouviu um grito: ‘Aqui está o noivo! Saiam ao encontro dele.’” (Mateus 25:6) Será que as virgens demonstram prontidão e vigilância?

         Jesus continua: “Todas as virgens se levantaram então e puseram suas lâmpadas em ordem. As tolas disseram às prudentes: ‘Deem-nos um pouco do seu óleo, porque nossas lâmpadas estão quase apagando.’ As prudentes responderam: ‘Talvez não haja suficiente para nós e para vocês. Em vez disso, vão aos que vendem óleo e comprem um pouco para vocês.’” — Mateus 25:7-9.

         Na última hora, eu vou dar um jeito. Eu vou servir a Deus quando ficar velho. Agora sou jovem, preciso aproveitar a vida. Epa, epa. Quem disse que sua lâmpada vai ter fé naquele dia, se você não a abasteceu durante o tempo de espera, que são os dias da sua vida?

         As cinco virgens tolas não estão vigilantes nem preparadas para a chegada do noivo. Precisam conseguir óleo de última hora, visto que não têm o suficiente para suas lâmpadas. E Jesus relata: “Enquanto foram comprar o óleo, veio o noivo. As virgens que estavam prontas entraram com ele para a festa de casamento, e a porta foi fechada. Depois chegaram também as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, senhor, abra a porta para nós!’ Ele disse em resposta: ‘Eu lhes digo a verdade: Não conheço vocês.’” (Mateus 25:10-12)          

         Sem dúvida, um resultado triste por não se manterem preparadas e vigilantes. Tiveram um ano de tempo, mas desperdiçaram o tempo e não se prepararam. Ficaram de fora da festa. Triste fim, para quem, como todos os outros membros da igreja, tiveram tempo de se prepararem, mas não aproveitaram esse tempo.

         Os apóstolos conseguem entender que o noivo mencionado por Jesus é ele mesmo. Ele já se comparou a um noivo em Lucas 5:34, 35.   E quanto às virgens sábias? Ao falar sobre o “pequeno rebanho”, a quem seria dado o Reino, Jesus usa as seguintes palavras: “Estejam vestidos e preparados, estejam com as suas lâmpadas acesas” em Lucas 12:32, 35.

         Por isso, na ilustração sobre as virgens, os apóstolos entendem que Jesus está se referindo a discípulos fiéis que realmente servem a Cristo de todo coração, alma e entendimento.

         Assim, que lição ele ensina com essa ilustração para nós?

         A igreja, são as dez moças. Alguns se preparam realmente durante o tempo de preparação para o encontro com o noivo Jesus. São fiéis a Jesus no seu servir e se preparam para a grande festa com o noivo. Seguem as orientações dos atalaias, dos servos de Deus.     Outros porém, levam a vida à toa, preocupados com tantos afazeres e prazeres do mundo, que esquecem de armazenar óleo ( fé ) em suas lâmpadas ( vida ). Negligenciam os alertas, as orientações, dos atalaias, dos servos de Deus e quando advertidos ainda se revoltam contra o atalaia de Deus. Eles não se preocupam com o “armazenar óleo” (fé) na sua lâmpada (vida).

         Jesus não deixa dúvida. Ele conclui sua ilustração com estas palavras: “Portanto, mantenham-se vigilantes, porque vocês não sabem nem o dia nem a hora.” — Mateus 25:13.

         Fica claro então que Jesus está dando um alerta a seus fiéis seguidores. Com respeito à sua presença, precisarão ‘manter-se vigilantes’. Ele virá, e eles precisam estar preparados e vigilantes, como as cinco virgens prudentes, a fim de não perder sua preciosa esperança e a recompensa que será deles.

         Estejam com a vossa vida cheia de fé. Não dá para comprar fé na última hora, pois não dará tempo. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário