SBB

sábado, 26 de novembro de 2011

Conheça a Bíblia - Atos dos Apóstolos


Atos dos apóstolos é o livro que continua a história de Jesus e do Evangelho, história esta que começa no Evangelho de Lucas. Em Atos, o autor conta como o Evangelho foi anunciado em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. Começando em Jerusalém, a mensagem de Cristo se espalha por todo o Império Romano, até que o apóstolo Paulo chega a Roma, a capital do Império Romano. Assim a fé cristã se torna uma religião para o mundo inteiro, pois Jesus Cristo é o Salvador e Senhor de todos.

O título Atos dos Apóstolos não é do próprio autor, mas foi dado por outros durante os primeiros séculos da era cristã. Esse título não reflete bem o conteúdo do livro, pois dos doze apóstolos de Jesus somente Pedro aparece como uma das figuras principais, e isso na primeira parte do livro. Do capítulo 13 em diante, Paulo é a figura central do livro, e os leitores o acompanham nas suas muitas viagens pelo Império Romano, até o fim do livro.

Atos tem muitas informações sobre os primeiros anos do cristianismo. O livro começa com a ascensão de Jesus Cristo ao céu, lá pelo ano 33 d.C., e termina com Paulo passando dois anos como prisioneiro em Roma (61-63 d.C). Ao todo, uns trinta anos. Neste livro temos uma história séria escrita por um dedicado seguidor de Jesus que investigou com todo o cuidado como foi que essas coisas aconteceram desde o princípio e depois escreveu tudo em ordem, a fim de que Teófilo e todos os outros leitores pudessem conhecer toda a verdade sobre Jesus Cristo e o evangelho.

Atos passa a seguinte mensagem:
- Jesus Cristo é o cumprimento da promessa que Deus fez ao povo de Israel de mandar o Messias.
- A boa notícia do evangelho não é só para os judeus; é para todos os povos do mundo.
- O Espírito Santo que é prometido por Jesus e que vem aos seus seguidores de Jesus no dia de Pentecostes.
- Nada pode impedir o progresso do evangelho.
- Os seguidores de Jesus se reúnem e formam igrejas em todos os lugares onde o evangelho é anunciado.

0 comentários:

Postar um comentário