SBB

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Cristianismo – A Religião Absoluta


A religião cristã é a religião absoluta, visto ser perfeita e não necessita, nem é passível de melhoramento ou desdobramento. É dada por Deus e é precisamente com Deus a quer, para que possa cumprir sua beneficente finalidade de salvar pecadores. Atribuindo perfeição à cristã e um modo de ser absoluto, nem por isso queremos dizer que seja considerada, à luz do entendimento humano, “um todo teologicamente perfeito” ou um sistema logicamente completo e perfeito, em que não faltem elos na cadeia de raciocínio. O conhecimento do cristão, diz o apóstolo Paulo, e nisso inclui o seu próprio, não deixa de ser fragmentário. (1 Co 13.12): “Agora conheço em parte”. O que o cristão conhece da sabedoria divina através da revelação constitui apenas parte do inescrutável conhecimento de Deus.

A religião cristã, por outra, não é perfeita ou absoluta no sentido de que constitua o sistema de moral por excelência, embora isso, naturalmente, seja verdade. A Teologia moral das Sagradas Escrituras é, na verdade, perfeita, porque gira em torno do perfeito amor de Deus e do próximo, tendo-o por seu objetivo (Mt 22.37-40). Tanto nas suas exigências como o fim a que visa é o perfeito amor, (Mt 5.48): “Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste”. Todavia, essa moral perfeita não constitui a essência da religião cristã; é, antes, o efeito, o fruto da fé cristã, que o Espírito Santo implanta no coração humano pelos meios da graça; ou; como poderíamos dizer, mais sucintamente, é o resultado do cristianismo em si. (1Jo 4.9-21; Rm12.1).

Ainda assim, a religião cristã é absoluta, isto é, completamente perfeita e insuperável. Há, para tanto, duas razões. Em primeiro lugar, ela não é nenhum código moral que instrua os seres humanos da maneira como possam reconciliar-se com Deus mediante boas obras, mas é a fé divina no admirável fato de que Deus, por Cristo, “reconciliou consigo o mundo, não imputando aos seres humanos as suas transgressões” (2 Co 5.19). nesse sentido, a religião cristã é absoluta, isto é, perfeita e insuperável; pois, pelo Evangelho de Cristo, apresenta perfeita e incomparável reconciliação à humanidade pecadora efetuada mediante a satisfação vicária do Filho de Deus, o divino Redentor do mundo que satisfez as exigências da justiça divina e pagou o castigo do pecado por nós em nosso lugar (Gl 4.4-5; 3.13; Is 53; 2Co 5.21).

0 comentários:

Postar um comentário