SBB

sábado, 5 de novembro de 2011

Conheça a Bíblia – Josué

O livro de Josué traz a história da conquista da terra de Canaã pelos israelitas, sob a liderança de Josué, e conta como as terras foram divididas entre as doze tribos.


O livro se divide em duas partes principais: A conquista da terra de Canaã (caps. 1-12) e a divisão da terra entre as tribos de Israel (caps. 13-21). Nos caps. 22-24 aparecem os últimos tempos da vida de Josué, suas palavras de despedida e o relato de sua morte.


Na conquista da terra, os israelitas derrotaram todos os povos de Canaã. Deus lhes deu a vitória, cumprindo assim a promessa que ele havia feito a Abraão, Isaque e Jacó de que daria aos descendentes deles uma terra em que viveriam em paz e prosperidade.


O livro termina com o discurso de despedida de Josué e a renovação da aliança entre Deus e o povo, em Siquém. A passagem mais conhecida é a declaração de Josué no seu discurso de despedida: “(...) Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”. (24.15).


A mensagem principal deste livro é que Deus foi fiel e cumpriu o que tinha prometido aos antepassados do povo de Israel (21.45). Israel, agora precisava ser fiel ao SENHOR Deus e obedecer a tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés.

0 comentários:

Postar um comentário