SBB

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Artigo - Superstições de Ano Novo

Durante as festas de Ano Novo, o que vemos de superstições e costumes que as pessoas possuem é impressionante. Muitos confiam que na prática de alguns ritos, nos quais terão proteção, arranjarão dinheiro, amor, ou simplesmente, conseguirão começar o Ano Novo de uma maneira melhor. As pessoas acreditam mesmo nessas coisas e levam a sério o que fazem. Desde pular ondas, usar roupas de determinadas cores, não comer alguns tipos de carne, guardar um amuleto e a acreditar em várias outras crenças ensinadas popularmente. A superstição é levada tão a sério pelo povo brasileiro que muitos vivem disso. Existem casas especializadas em comercializar produtos referentes aos rituais supersticiosos. Gente que gasta dinheiro e gente que ganha dinheiro.

O dicionário Aurélio define superstição como: 1.Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice. 2.Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos (acidental). 3.Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa. Não precisaríamos consultar um dicionário para saber destas coisas. Basta perguntar ao coelho se o pezinho que lhe foi tirado deu alguma sorte para ele. Parece ser até engraçado, já estamos em 2012, e bastantes pessoas acreditam piamente nas crendices populares. Na verdade não é engraçado. As pessoas colocam tanta confiança em suas superstições, que essas práticas acabam tornando-se sua religião. É uma verdadeira idolatria. Baseiam sua fé em coisas sem valor e que vão contra a Palavra de Deus.

O dicionário está correto em afirmar que muitas dessas práticas provêm da ignorância. Contudo, a superstição tem sua causa no pecado do ser humano. É a vontade de ser igual a Deus, é a continua repetição do pecado de Adão e Eva na vida do homem. Superstição, nada mais é, do que a vontade humana de alcançar as coisas que estão fora do seu alcance e aquilo que é misterioso na vida. O que é a superstição então? Superstição é o contrário da verdadeira fé em Deus. Fé que consiste em confiança, amor, dedicação, esperança, adoração e obediência a Deus. A superstição é pecar contra o 1º Mandamento, o qual diz “Eu sou o SENHOR, teu Deus (...). Não terás outros deuses diante de mim”. (Êxodo 20.2-3).

O homem, por ser essencialmente religioso, tem a necessidade de crer em alguma coisa. O Diabo, sabendo disso, aproveita-se da fraqueza humana e o induz a se desviar de Deus, colocando em sua frente as práticas supersticiosas. Coisas que parecem bobas e sem importância num primeiro momento, no entanto se revelam destruidoras quando tomam conta da vida daquele que as pratica. Vale o conselho que a Bíblia nos dá em 1 Pedro 5.8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.”  

A ignorância pode levar as pessoas a se desviarem, fundamentalmente quando somos ignorantes no que se refere à Palavra de Deus. A Palavra de Deus deve ser o alicerce para as nossas vidas. Crer em Cristo e confiar nele acima de tudo é o que precisamos. Isso porque nós somos propriedades de Deus, e nem o Diabo pode vir nos tocar e nos levar para o lado dele, para isso Deus nos dá oportunidades para que possamos segui-lo de todo o coração. A Palavra de Deus deve ser o alicerce de nossa vida em tempo integral, além de podermos confiar nas promessas que a Escritura nos dá. Deus nos garante “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu é meu”. (Isaías 43.1). Portanto, confia somente nisto.


Elber Leomir Schreiber
Estagiário

0 comentários:

Postar um comentário