SBB

sábado, 7 de janeiro de 2012

Conheça a Bíblia - 1 Coríntios


Paulo escreveu esta carta em 54 ou 55 d.C, durante a sua estada em Éfeso, no fim da terceira viagem missionária (At 18.23-21.16). Paulo tinha ficado uns dois anos em Éfeso. Paulo conhecia bem os cidadãos de Corinto, pois ele tinha organizado a igreja ali em 51 ou 52 d.C. convém lembrar que, naquele tempo, os cristãos não se reuniam em prédios próprios ou em templos, mas realizavam os seus cultos em casa particulares.

A Primeira Carta aos Coríntios foi escrita a fim de tratar de várias questões que estavam causando dificuldades para os cristãos de Corinto. Havia problemas a respeito de doutrinas, de comportamento nos cultos de adoração e questões práticas a respeito da vida cristã, especialmente a maneira de os cristãos se relacionarem com os pagãos. Os problemas eram tão sérios que os coríntios escreveram uma carta a Paulo pedindo a sua opinião sobre vários assuntos. Esta carta revela que a igreja de Corinto, em vez de amadurecida, desenvolveu uma quantidade espantosa de problemas sérios, tais como divisão, abuso dos sacramentos, desordem durante os cultos, problemas teológicos e os extremos da frouxidão moral e ascetismo doentio.

Na medida em que Paulo trata cada um dos assuntos, o apóstolo revela o seu ensino sobre doutrinas importantes, incluindo a soberania de Deus, a natureza da Igreja, a santificação e a ressurreição do corpo. Mas Paulo procura não somente resolver os problemas que estavam causando tantas dificuldades entre os cristãos de Corinto; acima de tudo, ele também quer que eles sejam em tudo guiados pelo amor cristão. Sem amor, alguém que se chama cristão não é seguidor de Jesus Cristo; sem amor, uma igreja não é o corpo de Cristo. Paulo escreve: Que tudo o que vocês fizerem seja feito com amor (16.14), uma advertência que vale também para os seguidores de Jesus hoje.

0 comentários:

Postar um comentário