SBB

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Artigo - Testemunho


Muitos pensam que testemunhar a fé é decorar meia dúzia de versículos bíblicos e despejar na cara de alguém. Então, quem possui dificuldade de decorar alguma coisa é um mau cristão? Esta deveria ser a lógica de quem pensa nesse tipo de testemunho da fé que possui, pois não consegue fazer aquilo o que o Senhor ordenou. Pior ainda é se alguém fizer uma pergunta que caia fora da meia dúzia de versículos decorados. É evidente que testemunhar a sua fé vai além desse tipo de pensamento, mesquinho e grosseiro inclusive, porque acompanhado a ele, muitas vezes, vem a falta de respeito.

Várias são as opiniões sobre o assunto, e várias as dúvidas que surgem. Como testemunhar? Como fazer missão? Estas são perguntas freqüentes no meio cristão. A fórmula perfeita para o testemunho talvez não exista, mas um teólogo luterano já disse que “a melhor maneira de testemunhar a fé é vivê-la”, sendo esta a resposta mais simples para a questão. A idéia fala de viver o que Jesus Cristo nos ensinou e aproveitar a nova vida que ele nos garantiu com sua morte e ressurreição.

O que adianta saber a Bíblia de cor e salteado, se aquilo o que é ensinado dentro dela não faz parte da vida de quem a decora? A vivência daquilo que se confessa é muito mais importante no testemunho, do que arrotar versículos soltos para impressionar alguém. O testemunho é algo muito mais profundo do que falar da boca para fora. Testemunhar tem a ver com a vida de cada um, suas ações e atitudes. As palavras podem até comover, mas os exemplos arrastam, este é o ensinamento de um provérbio árabe que ilustra muito bem o que é testemunhar. Isso não quer dizer, em momento algum, que a Palavra de Deus não tem poder, pelo contrário, ela é muito importante e necessária na vida de todos.

Deus age pela Palavra, com o Espírito Santo, em nossos corações; chama, congrega, ilumina e santifica a cada um de nós. Antes de decorar versículos fora de contexto da Bíblia, estude-a e aprenda coisas úteis para sua vida. A Bíblia é a Palavra de Deus e nela está tudo o que Deus quis nos revelar para nos ajudar a viver enquanto estamos aqui na terra – no trabalho, na escola, na família e na sociedade em que vivemos. A Escritura Sagrada nos ensina como podemos agir em os mais diferentes relacionamentos que possuímos, os quais fazem parte do testemunho.

Quem nunca ouviu isto? “Dentro da Igreja é uma coisa, fora dela, é outra”. Essa frase deveria ser dita de maneira um pouco diferente: “Fora da Igreja é uma coisa, dentro dela, é a mesma coisa”. Testemunhe o seu modo de vida. Não que sejamos santos, mas mostre como Deus permite você viver, por causa do amor que Ele possui por cada um de nós. Tenha esse tipo de pensamento.

Falando em modo de vida, uma coisa que muitos esquecem, e que Deus ensina, é o respeito, o qual é fundamental para mostrar a nossa fé. Mesmo que outros não concordem com o modo de vida e atitudes tomadas por causa dela, não se pode perder o respeito. O respeito é um dos melhores caminhos para quebrar barreiras entre as pessoas, até com aquelas que professam uma crença diferente da cristã. Se não quebra barreiras, já não as impõem pelo menos. E viver a Palavra de Deus não é a melhor forma de respeitar o próximo e testemunhar?

0 comentários:

Postar um comentário