SBB

sábado, 10 de março de 2012

Conheça a Bíblia - 1º Timóteo


TEMA DA EPÍSTOLA: Esta carta de Paulo a Timóteo dá orientações seguras de como proceder-se à frente do rebanho do Senhor. Timóteo é exortado a cuidar da doutrina e também recebe conselhos do apóstolo sobre a adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja.


      A primeira epístola do apóstolo Paulo a Timóteo foi escrita na Macedônia, depois de haver visitado a cidade de Éfeso, onde havia deixado Timóteo, um jovem líder da igreja primitiva, para enfrentar sérios problemas de ensinos falsos surgidos no seio da Igreja (l:3-4). 

       A experiência de Paulo invocada no texto (1:12-20), serve como uma espécie de escudo para as lições que vai dar ao jovem pastor. O ensino correto levará a atitudes acertadas. Estabelecendo-se uma organização constituída, com a escolha criteriosa de diáconos que hão de auxiliar a ação pastoral (3:1-13). Assim se resolvem os vários problemas que agitam a igreja (Caps. 5 e 6). Dando orientação para cada um deles: viúvas, heresias, escravos, riquezas, disputas etc, e termina com uma exortação.

    Desse modo o tema principal desta epístola envolve a organização, administração e cuidados pastorais de uma igreja local, e é endereçada a Timóteo, verdadeiro filho na fé de Paulo (1:1-2). E, tem como propósito básico: 

1. Ajudar Timóteo em refutar os falsos ensinos;
2. Instruir Timóteo acerca da administração e do pastoreio da igreja;
3. Encorajar Timóteo e desafiá-lo a sã doutrina, e vida exemplar.


0 comentários:

Postar um comentário