SBB

sábado, 24 de março de 2012

Conheça a Bíblia - TITO

TEMA DA EPÍSTOLA: Tito era ministro (pastor) em Creta. Nesta carta o apóstolo Paulo o orienta sobre como ajudar os novos cristãos.   


     Esta epístola do apóstolo Paulo foi endereçada a Tito, seu verdadeiro filho na fé (Tt 1:4), também tratado como irmão em Cristo conforme está descrito em II Co 2:13; companheiro e cooperador em II Co 8:23; fiel administrador financeiro em II Co 12:18. Ainda usando outro referencial fora desta carta temos em Gl 2:13, que Tito é grego de nascimento. 

     Foi escrita pelo apóstolo Paulo por volta do ano 66 d.C., segundo comentários sobre o Novo Testamento, talvez da cidade de Corinto. 

     Segundo o texto, o apóstolo Paulo escreveu a Tito com os seguintes propósitos:

1. Ajudar Tito a refutar os falsos mestres;
2. Instruir Tito acerca da administração e do pastoreio da igreja;
3. Encorajar Tito e pedir-lhe que venha a Nicópolis (3:12)


     Igualmente às epístolas anteriores, vemos o apóstolo Paulo preocupado com as questões doutrinárias, pelo que pede a Tito para exortar os fiéis a serem sãos na fé; e a falar o que convém a sâ doutrina; 

     São ensinos com aplicação prática também hoje, pelo que devemos estar atentos para o bom exercício do ministério pastoral à frente do rebanho do Senhor. 

     Os problemas que Tito estava enfrentando são semelhantes aos que nos deparamos em nossos dias, principalmente com relação às "novidades teológicas" ou "teologias" que surgem a cada dia. Sem consistente respaldo bíblico, se tratando de verdadeiras heresias; o que acaba por requerer constante vigilância e zelo doutrinário. 

0 comentários:

Postar um comentário