SBB

segunda-feira, 12 de março de 2012

MENSAGEM DA JELB


Reflete_ConjugaJELB : JUVENTUDE NERD - Enviado por Jerri Cristiano Tomm
      2 Timóteo 3.15,16 – “E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”.
       Deuteronômios 6.6-9 – “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.”

       Estudar é para muito poucos um prazer. O número dos chamados “CDFs” é relativamente pequeno nas escolas. Os também conhecidos como “NERDs” são um grupo que muitas vezes sofrem pelo fato de se aplicarem aos estudos, de tirarem notas boas e de terem um comportamento mais reservado e metódico. São excluídos dos grupos mais “populares” e acabam vivendo em seu universo de livros, informação e conhecimento. Porém, com o passar do tempo, vindo a vida adulta, os estudiosos do passado se tornam muito promissores em suas carreiras profissionais, exatamente por possuírem o perfil de serem aplicados e de terem um conhecimento bastante elevado. Como diz um vídeo do Youtube: “O nerd de hoje é o cara rico de amanhã”.
       Na igreja, nós temos alguns momentos de estudo: a escolinha bíblica, a instrução de confirmandos, a juventude, reuniões de senhoras, reuniões de leigos, os estudos bíblicos e o culto. São momentos de aprendizado importantes e que deveriam fazer parte de nossa rotina cristã. Contudo, o que realmente sabemos sobre a Bíblia e suas doutrinas é relativamente pouco. Quando somos confrontados com pessoas de outras igrejas, nos enrolamos para falar sobre o que cremos. Dizemos que temos a DOUTRINA correta, mas nem sabemos direito qual é essa doutrina. E se sabemos um pouco da doutrina, não sabemos como defendê-la com argumentos bíblicos. Talvez esteja na hora de nos tornarmos um pouco mais “NERDs” e “CDFs” no que se refere a estudar a Bíblia e sua doutrina.
       O grande momento de aprendizado em nossa igreja é a Instrução de Confirmandos. Geralmente um período de um a três anos que estudamos as doutrinas fundamentais de nossa igreja. Decoramos algumas partes do Catecismo Menor e alguns versículos da Bíblia. Passado o período de Instrução, somos confirmados e damos adeus aos estudos. A partir daí, nos tornamos assistidores de cultos e estudos. Estudamos muito pouco depois disso.
       No Antigo Testamento, Deus pediu que o seu povo repetisse sempre a sua Lei! Que escrevesse ao redor de suas portas e que amarrasse nos braços e na testa o seu ensinamento. Porque dessa forma, a sua palavra alcançaria o coração. O pastor Timóteo foi ensinado desde pequeno sobre a Bíblia e se tornou um grande homem de Deus e levou a salvação a muitas pessoas.
A Bíblia é o livro que traz informações que nos dão a sabedoria que leva a salvação. Se ser CDF na escola pode fazer com que uma pessoa se torne o cara rico de amanhã, ser NERD com relação a Bíblia e sua doutrina pode nos tornar possuidores de uma riqueza incomparavelmente maior do que a deste mundo. Porque este mundo e tudo o que há nele passa, mas as riquezas acumuladas no céu jamais passarão ou desvalorizarão.
      O que fazemos na nossa juventude ajudará a nos tornarmos o que seremos no futuro. Por isso, ao ser confirmado, não é hora de esquecer o Catecismo e a Bíblia em um canto, mas é hora de elevar o nível de estudo. Passamos pela Educação Infantil (Escola Dominical), pela Instrução de Confirmandos (Ensino Fundamental ou 1º Grau) e depois disso é preciso buscar mais. Os estudos no grupo de jovens, em nossas casas, nos cultos e estudos bíblicos podem se tornar nosso Ensino Médio e Faculdade. Precisamos buscar isso, sermos mestres e doutores no conhecimento bíblico, porque não há conhecimento maior e que mais precisa ser buscado do que ele.
       A Bíblia é Inspirada por Deus. É Deus nos dando aula sobre a salvação, sobre a nossa vida, sobre tudo o que é mais importante. Então, vamos buscar isso, vamos tornar nossa juventude espaço de aprendizado. Vamos cantar, louvar, brincar, mas principalmente estudar a Palavra de Deus e nos tornar NERDs e CDFs na palavra de Deus. Que Ele nos ajude e nos guie para conseguirmos alcançar isso. Amém

0 comentários:

Postar um comentário