SBB

terça-feira, 27 de março de 2012

REFLEXÃO


“Que saudades de Jesus!”
– Pr. Capelão Sergio Becker da Silveira
– “Cristo” – Mal. C. Rondon
     Amigos e amigas caros!
     Que saudades de Jesus!
  
    No dia 21 de março de 1960, na cidade de Johannesburg, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
     No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
     Que saudades de Jesus!
     A declaração da ONU não foi suficiente. O Brasil necessitou de mais um dia para lembrar outros fatos que de maneira “sutil” foram surgindo. Segundo o assessor da Pastoral Afro brasileira, Padre Ari Antônio dos Reis: “Compreende-se que a assinatura da Lei Áurea não trouxe a verdadeira libertação. Apesar da legalidade da alforria viu-se a construção de outras formas de opressão e negação do direito à cidadania aos negros. Os mecanismos de exclusão continuaram assumindo facetas diferenciadas. Não foi permitido o acesso dos negros à educação, emprego renumerado, moradia digna e outras de beneficio à população em geral que já existiam no século XIX”.
     Que saudades de Jesus!
     Foi o único que conseguiu ver o ser humano com olhar de igualdade, solidariedade, respeito, amor e, como diz o salmista, "com ternos afetos de misericórdia." Ensinou que a pessoa deveria amar assim como ele amou. Ensinou mais: “Tudo que fizeste a um dos meus pequeninos irmãos a mim o fizeste”. Lutero em sua visão sobre o relacionamento humano afirmou que “na máscara do próximo está Jesus” e o próximo é todo aquele que necessita de amor.
     Que saudades de Jesus!
     O apóstolo Paulo diz: “Maranata! Vem Senhor Jesus!”. Será que a sociedade está pronta para recebê-lo?
      Duas palavrinhas:
      Relacionamento humano:
      Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. Gálatas 3:26-28
     Então os justos lhe responderão: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? O Rei responderá: Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram. Mateus 25:37-40
Deus os abençoe!

0 comentários:

Postar um comentário