SBB

terça-feira, 27 de agosto de 2013

REFLEXÃO

Será tudo ilusão?

Texto: Ec 1.2,12-14 - “É ilusão, é ilusão, diz o sábio. Tudo é ilusão” (Ec 1.2).
 
     O autor do livro bíblico de Eclesiastes, chamado de “o sábio”, afirmou que “tudo é ilusão”. Estaria ele certo, ou exagerou? E após fazer essa afirmação, ele fala de sua experiência: “Eu, o sábio, fui rei de Israel, em Jerusalém. E resolvi examinar e estudar tudo o que se faz neste mundo. Que serviço cansativo é este que Deus nos deu! Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo. É tudo como correr atrás do vento” (Ec 1.12-14).
     Alguém disse que “A falta de proporção entre os esforços realizados e seus resultados alcançados faz com que toda a atividade humana seja como uma tentativa de apanhar o vento, isto é, de obter um resultado que é, em si mesmo, inalcançável”.
     Será que tudo nesta vida é ilusão, vazio, passageiro, de pouca duração, sem valor, sem sentido? Em sua vasta experiência e sabedoria, o sábio nos alerta para não nos sobrecarregarmos com questões secundárias, isto é, não colocarmos o foco naquilo que não é prioritário. Correr atrás do vento é colocar o coração naquilo que é passageiro. Jesus afirmou algo semelhante no Sermão do Monte quando disse: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” (Mt 6.33).
     Com certeza, algumas coisas são ilusões. No entanto, nem tudo é ilusão. Não é ilusão buscar o reino de Deus e sua justiça. Não é ilusão preocupar-se com o destino eterno de nossa alma. Não é ilusão confiar em Jesus Cristo como o nosso único e suficiente Salvador. Não é ilusão buscar na Palavra de Deus o alimento para a nossa fé. Que Deus nos ajude para que não corramos atrás do vento.
 
     Oremos: Senhor Jesus, ajuda-me para que eu não corra atrás do vento, daquilo que é ilusão, mas que eu possa buscar aquilo que é duradouro, o teu reino e tua justiça. Amém.
Martinho Fach

0 comentários:

Postar um comentário