SBB

terça-feira, 27 de maio de 2014

REFLEXÃO

Por ocasião da retirada do povo de Israel do Egito, por várias vezes, Deus endureceu o coração de Faraó ( Êxodo 10 ) para que ele não deixasse o povo partir. Como entender isso, se Deus quer exatamente o contrário, ou seja, Deus é contra a dureza de coração?
       O fato de Deus ter endurecido o coração de Faraó não deve ser interpretado como uma negação de sua graça universal e de seu desejo de que todos se arrependam.
       No caso específico do Faraó, foi preciso esse procedimento para que tanto o Faraó fosse convencido de sua insignificância diante da grandiosidade de Deus, quanto o povo de Israel tivesse, nos milagres que se seguiam, razões para fortalecer a sua confiança naquele que queria tira-lo do Egito. Note-se que Faraó e a liderança egípcia entendiam que eles formavam o poder supremo na terra.
       Por outro lado, Israel entendia que estava completamente derrotado e incapaz de qualquer reação. Assim Faraó precisava ser alijado de sua arrogância, e Israel, fortalecido na sua confiança em Deus. Para tanto, serviram as pragas sucessivas e as respectivas soluções dadas através de Moisés. O “endurecimento” do coração de Faraó proporcionou a realização desse duplo propósito de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário