SBB

terça-feira, 19 de agosto de 2014

REFLEXÃO PARA TERÇA-FEIRA


Por que a numeração dos mandamentos no catecismo luterano foi modificada em relação à numeração dos mandamentos em Êxodo 20, de sorte que, por exemplo, o quarto mandamento toma o lugar do quinto, e assim por diante? De acordo com Mateus 5.17-20 e Lucas 16.17, não se pode modificar nem um til da lei. O luteranismo não está homenageando e adorando a Besta com isso?
     Não! O luteranismo não está adorando nem homenageando o Diabo, porque não modificou a numeração da lei de Deus nem inverteu a ordem dos mandamentos em seu catecismo.
      Acontece que a numeração ( 1º ao 10º ) dos mandamentos não foi ordenada por Deus. Ela é puramente humana! Olhe-se bem Êxodo 20 e Deuteronômio 5, e se verá que em nenhum desses textos os mandamentos são enumerados, ou seja, nenhum mandamento tem a sua frente qualquer ordinal de 1º a 10º.
      Os cristãos, em épocas posteriores, colocaram à frente dos mandamentos esses números para facilitar a sua identificação. A numeração não tem qualquer significado bíblico. Alias, quando no Novo Testamento aparece a citação dos mandamentos, há omissão de alguns e inversão da ordem dos que são citados. Veja-se Mateus 19.16-22, Marcos 10.17-22 e Lucas 18.18-23. Quando Jesus coloca mandamentos em ordem numérica, ele diz: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e PRIMEIRO mandamento. O SEGUNDO, semelhante a este, é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”.
      Salientamos, ainda, que os ordinais dos mandamentos no catecismo luterano podem não coincidir com os ordinais dados aos mandamentos em outros catecismos. Mas, se feita uma observação cuidadosa, na qual se deixem os números de lado, concluir-se-á que os mandamentos no catecismo luterano obedecem à mesma ordem dos mandamentos em Êxodo 20 e Deuteronômio 5. Essa preocupação, naturalmente, só terá quem considerar a ordem numérica dos mandamentos mais importante do que o seu conteúdo.

0 comentários:

Postar um comentário