SBB

domingo, 21 de setembro de 2014

MENSAGEM PARA DOMINGO

Quando a brisa vence a tempestade

Texto: 1Rs 19.9-21
      “Aí Eliseu deixou Elias e foi até o lugar onde estavam os dois bois e matou-os. Então fez fogo com a madeira da canga e cozinhou a carne. Depois deu a carne ao povo, e eles comeram. Então saiu, e foi com Elias e ficou trabalhando como seu ajudante” (1Rs 19.21).
      Solidão e tristeza não são novidades modernas. No primeiro livro de Reis, no capítulo 19, vemos a solidão do profeta Elias. Não era para menos! Elias era o único profeta que sobrevivera ao ataque insano da rainha Jezabel contra os profetas de Deus. Coitado! Jezabel queria matar o profeta a todo custo, pois a pregação dele denunciava os vícios da rainha: a idolatria e a ganância, que desencaminhavam todo o povo de Israel.
      É muito difícil ter ânimo quando nos sentimos sozinhos. A solidão é ainda pior quando enfrentamos crises e dificuldades na vida. Nessas horas, é tão bom receber ânimo e encorajamento de alguém!
      Deus encorajou o profeta Elias indicando-lhe Eliseu para ser seu discípulo. A forma corajosa de Eliseu aceitar o chamado para ser profeta foi uma dose poderosa de ânimo para Elias. Conforme o texto de primeiro Reis, capítulo 19, versículo 21, após despedir-se dos pais, Eliseu fez fogo com a madeira da canga e cozinhou a carne de dois bois do seu arado e deu a carne para o povo comer. Isso tudo indicava que Eliseu deixaria tudo para trás para seguir Elias e fazer a vontade de Deus. A partir de então, o arado era coisa do passado e a parceria com Elias era a nova realidade.
      Elias e Eliseu enfrentaram muitos desafios juntos, mas ambos sabiam que não era preciso temer tempestades, terremotos e fogo, pois Deus também estava na insignificante “brisa suave”. Da mesma forma, a força e o poder não estão em nós. Somos apenas “brisa suave” diante de tantos poderes e dificuldades. Mas, Deus está conosco e nos envia a companhia de seu Filho para nos encorajar. Jesus não fez fogo com a canga de um arado, mas queimou nossos pecados com sua morte na cruz por nós. Ele deixou toda a glória celestial para trás a fim de nos salvar. Assim, nunca estaremos sozinhos, Jesus prometeu: “eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28.20).
      Oremos: Ouve, Senhor, nosso clamor! Renova nossas forças e nosso ânimo. Olha para nós com amor e misericórdia e trata-nos com bondade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que nos encoraja e nos acompanha sempre. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário