SBB

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ARTIGO PARA REFLEXÃO

O que é eutanásia?

I. O QUE É EUTANÁSIA?
- Eutanásia = “boa morte”
- envolve a intervenção direta, com ou sem o consentimento da pessoa, levando-a à morte.
- é preciso diferenciar entre tirar a vida e deixar alguém morrer (ou: deixar de manter artificialmente vivo)
II. VIDA E MORTE – VISÃO BÍBLICA
- Deus, o Criador, Redentor e Santificador da vida: ninguém é “dono” da vida, nem sua, nem de outrem. Vida é dom de Deus!
- a realidade inegável da morte – Sl 89.48; Rm 6.23a; 1 Co 15.26.
- a morte à luz da obra de Cristo – 2 Tm 1.10; Rm 6.23b.
III. PRINCÍPIOS GERAIS
(Retirados de Report on Euthanasia and Guiding Principles – da Comissão de Teologia e Relações Eclesiais da LC-MS – Igreja Luterana nos EUA)
1. Eutanásia envolve suicídio e/ou assassinato. É, portanto, contrário à vontade de Deus.
2. Somente Deus, sendo o Criador, sabe com certeza se uma doença ou dano físico é incurável.
3.Quando os poderes do corpo, dados por Deus, para sustentar a própria vida não mais podem funcionar e os médicos, no seu julgamento profissional, concluem que não há esperança real de restabelecimento, mesmo com instrumentos para manter a vida, um cristão pode, de boa consciência, “deixar a natureza tomar seu curso”.
4. Administrar medicamentos contra a dor, mesmo com o risco de abreviar a vida, é permissível, desde que isto não envolva a escolha pela morte, seja como meio ou como fim.
5. É um procedimento ético bom que o médico requeira e receba uma declaração assinada pelo paciente, se competente para consentir, ou pela pessoa mais próxima da família, concordando com a inutilidade de “esforços heróicos” adicionais e consentindo na interrupção de tratamentos.
6. Cada pessoa, não importa o quão enferma e socialmente inútil possa parecer, merece ser aceita como alguém criado por Deus.
7. Apesar de que o sofrimento é um intruso na vida, ele dá oportunidade para testemunho e serviço cristãos.
8. Freqüentemente o tempo antes da morte está tão envolvido em mistério, que ninguém deveria forçar a interrupção da ação da pessoa [no caso de um cristão] que, através do Espírito Santo [Rm 8.26], está em contato com seu Criador e Redentor.
9. A morte não é apenas um evento físico, mas um decisivo evento espiritual para cada pessoa.
10. Quaisquer decisões tomadas nesta área tão complexa, e quaisquer ações, que posteriormente venham a ser reveladas como pecaminosas, foram redimidas pelo perdão que é de todos os que colocam sua confiança na obra e méritos do Salvador e Redentor da humanidade.
IV. OBSERVAÇÕES FINAIS
- Em uma situação de morte, ou de sofrimento extremo, há de manifestar-se a importância do amor fraternal, do cuidado que os irmãos na fé oferecem ao que não pode, nesta hora, sentir a dor da solidão – Jo 9.3,4; 1 Jo 3.18.
- Nas decisões difíceis, envolvendo vida e morte, continuamos a ter onde buscar amparo: 1 Pe 5.7

0 comentários:

Postar um comentário