SBB

sábado, 27 de agosto de 2016

MENSAGEM DO DIA


TEXTO: 2 TM 3.14
TEMA: PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE

Precisamos conhecer profundamente a história de Timóteo. Sua mãe chamava-se Eunice. Ela era uma judia casada com um homem grego, não cristão. Mesmo tendo um marido incrédulo, ela procurou obedecer à Palavra de Deus que dizia: "Educa a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele." (Pv 22.6).O apóstolo Paulo também contribuiu para a edificação da fé do jovem presbítero (v.10; 1.13; 2.2).Ele conhecera as verdades das Escrituras desde a infância. Assim, Timóteo pode crescer na educação cristã desde pequeno. Tornou-se um filho exemplar, educado e admirado por todos e foi justamente neste ambiente familiar cristão que o jovem Timóteo tornou-se pastor em Éfeso.

Infelizmente hoje é cada vez menor o número de pais que transmitem os valores cristãos aos filhos. Os pais deveriam se espelhar no exemplo de Eunice, mãe de Timóteo. Paulo alerta aos pais dizendo: “Vós pais, criai-vos na disciplina e admoestação do Senhor.” (Ef.6.4).E ainda as palavras de Moisés: “Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração, tu as inculcarás a teus filhos, delas falarás assentado em tua mesa e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar.”(Dt 6.6-7).Eis a grande responsabilidade dos pais criar os seus filhos na disciplina e admoestação do Senhor.

Paulo dá um precioso conselho a Timóteo: PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE. Paulo orienta a Timóteo da importância de permanecer na sã doutrina. Ele queria ter a certeza que Timóteo continuaria firme nas Escrituras. Por isso, Paulo previne Timóteo diante dos males que acontecerão nos últimos dias. Ele já havia escrito a Timóteo alertando-o do perigo de que "nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis" (v.1). Por isso, no entender de Paulo, Timóteo deveria permanecer fiel às Escrituras: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste”. Paulo exorta que Timóteo deveria ser inteirado. O termo inteirado no grego (pistoo) significa “ser firmemente persuadido de”, dando o sentido de convencimento. Timóteo não só aprendeu das Escrituras, mas foi também “inteirado”, ou seja, o que aprendeu deveria ser também aplicado.

As palavras de Paulo a Timóteo, também são dirigidas a nós. Mas como é possível permanecer fiel naquilo que aprendemos das Escrituras, quando estamos vivendo uma época de grande confusão religiosa e moral? Na verdade, estamos inseridos em um tempo de pragmatismo onde o que importa é o que funciona, o que dá certo aos olhos humanos; vivendo num mundo relativista, onde “tudo é válido”; vivendo época em que cada vez é mais difícil ter posições definidas tanto na igreja, como na sociedade; vivendo em tempos de distanciamento da sã doutrina, do que é certo, dos valores absolutos da lei de Deus.

Somente nas Escrituras encontramos a resposta. Ela é autoridade no tocante a estabelecer a verdadeira doutrina, e nos ensina como estar em um correto relacionamento com Deus. Ela nos conduz ao caminho reto e nos prepara para vivermos a vida marcada por um caráter segundo o coração de Deus. Por isso precisamos permanecer firmes nas Escrituras. Cumprir fielmente, viver e anunciar com pureza a Palavra de Deus.
Pastor Alcemar Cabreira

0 comentários:

Postar um comentário