SBB

terça-feira, 30 de agosto de 2016

MENSAGEM

TEXTO: I TS 5.17
TEMA: ORAI SEM CESSAR


        Por acaso você já fez alguma oração que não foi atendida? Você já clamou a Deus para que a sua oração fosse ouvida? Que a sua voz fosse escutada nos altos céus? Já foi decepcionado por não ter tido uma resposta pronta e imediata de Deus? Muitas vezes os filhos de Deus se defrontam com esse tipo de problema. Oramos a Deus e não somos atendidos como esperávamos. Clamamos ao Senhor em busca de respostas, e parece que não somos ouvidos.

      O apóstolo Paulo recomenda: Orai sem cessar. O que é exatamente a oração para que o apóstolo Paulo a recomenda de uma forma tão enfática? Oração é aquele culto divino, em que apresentamos, com o coração e com os lábios, todos os nossos desejos a Deus e rendemos louvor e graças. É um diálogo do cristão com Deus.

      O apóstolo Paulo aconselha os cristãos a orar sem cessar. Não é uma simples recomendação; é uma palavra de ordem, o que significa sem interrupção, sem suspensão, sem descansar. Justamente o que Paulo costumava fazer. No entanto, o conselho do apóstolo Paulo, parece ter perdido à sua real validade para boa parte da cristandade de nossos dias. Ora-se pouco. Muitos não têm tempo para orar; outros só oram quanto há necessidade.
Eis a razão porque Paulo recomenda a prática da oração. A oração deve ser uma prática constante na vida do cristão.

      Encontramos um ótimo exemplo na oração de Ezequias. (2 Rs 20.1–3). Também Jesus nos mostra com o seu exemplo ao orar no Jardim do Getsêmani. Orou sem cessar ao Pai Celeste. Buscou forças e amparo em meio ao sofrimento. A profetiza Ana não deixava o templo e orava a Deus na esperança de ver o Salvador. E assim muitos servos de Deus oravam: Abrão, Davi, Elias... Todos expressavam alegria, felicidade e gratidão.

      Também temos motivos para orar ao nosso Deus. Em qualquer situação, mesmo na tristeza, no luto, dívidas, desemprego ou doenças, seja qual for a situação, é necessário orar sem cessar. Ele quer que entremos no nosso quarto e falemos com Deus Pai, e lancemos todas as nossas preocupações. Mas, afinal, Deus responde as nossas orações? Sim, Deus sempre escuta seus filhos, onde quer que eles estejam. Ele diz em Jeremias 33.3 "clama a mim e responder-te-ei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas..." Ele pode nos responder de três formas: sim, não ou espere. Ele sabe o que é melhor.

      O problema é que nem sempre temos a disposição de procurar a resposta de Deus na sua Palavra ou esperá-la. Simplesmente pedimos a Deus aquilo que necessitamos sem compreender o modo pelo qual Deus age. A palavra de Deus nos fala em Efésios 5.17: “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor”. Devemos sempre orar a Deus acerca de nossos sonhos e desejos, sempre, antes de tudo, dizendo: Que seja feito segundo a tua vontade!
Alcemar Cabreira

0 comentários:

Postar um comentário