SBB

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

MENSAGEM

TEMA:Pés no chão e confiança

     Há três maneiras de encarar o ano novo. Do jeito negativo, a gente sabe, é atitude de pessoas que só reclamam e atrapalham. São os pessimistas de plantão e para eles, 2017 vai ser o pior ano da história. Do lado oposto estão os otimistas. Eles vão fazer um financiamento para comprar um carro novo mesmo atolados em dívidas. E tem os realistas. Eles sabem que 2017 vai ser um ano difícil, que podem até perder o emprego, e por isto seguem o exemplo da formiga. Não deixam de olhar o futuro de forma positiva, mas com os pés no chão.

     Viver a realidade com atitudes positivas é a maneira para sobreviver num mundo em constantes crises. Não é só no Brasil que as coisas estão complicadas. E sempre foi assim, fome, violência, epidemias, guerras, tragédias, catástrofes naturais. E hoje somos mais de sete bilhões povoando o planeta, cada um disputado o seu espaço. E onde tem muita gente, tem confusão. A solução, então, é acabar com o ser humano e deixar os bichos reinarem? É a saída para os pessimistas.

     Encarar os fatos de forma positiva é atitude daquele que tem fé e esperança no Deus que assumiu a nossa triste realidade. “Aos cansados Deus dá novas forças e enche de energia os fracos” (Isaías 40.29). Ou seja, a injeção de ânimo vem do Criador, daquele que se fez homem e disse: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11.28). Acreditar em si mesmo, nas próprias capacidades, isto é coisa de criança vestida de super-herói, na louca ideia que pode vencer o mundo.

     Jesus disse numa parábola que alguém quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá (Lucas 14.28). Isto faltou ao Brasil, e por isto a decepção e a vergonha. Mas Jesus fala de outro assunto, das condições para seguí-lo. Tem muita gente que transformou as promessas da Bíblia num conto de fadas, um otimismo sem pé e sem cabeça. “No mundo vocês vão sofrer”, disse Jesus sobre a realidade, “mas tenham coragem, eu venci o mundo” (João 16.33), lembrou o Salvador com otimismo.

Marcos Schmidt
marcos.ielb@gmail.com
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário