SBB

domingo, 29 de janeiro de 2017

REFLEXÃO

TEXTO: NEEMIAS 8.1-12
TEMA: A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA
 
 Após muitos anos de exílio na Babilônia, o povo volta à sua terra para reconstruir os muros da cidade de Jerusalém e resgatar as tradições perdidas. E quando havia terminado a reconstrução dos muros, os judeus se reuniram em frente de uma das portas da cidade e realizaram um culto para ouvir a Lei de Deus. Eles não se reuniram ao redor de qualquer interesse. Não era um encontro social. Mas tinham um alvo em comum: O propósito do povo era ouvir a Palavra de Deus. Eram homens, mulheres e crianças que buscaram as Escrituras com o propósito exclusivo de crescerem por meio da exposição bíblica.

Foi um momento marcante na história do povo de Israel. O povo pediu que Esdras trouxesse o Livro da Lei e o lesse. Quando Esdras abriu o livro, todo o povo se pôs em pé, representando sua reverência pela Palavra. Mas antes de ler o Livro da Lei, Esdras guiou o povo em oração. O povo respondeu amém e levantou as mãos, indicando participação com Esdras na oração. Então, os judeus inclinaram a cabeça e adoraram o Senhor com o rosto em terra, um ato de submissão voluntária ao Senhor e Criador. Logo após, Esdras fez a leitura e os levitas que eram responsáveis pela interpretação da lei, explicaram, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido; compreendesse o real significado da Palavra de Deus; obtivesse o discernimento do que estava sendo lido.

Será que hoje ainda temos esta mesma sede pela leitura da Bíblia?Ouvimos atentos, reverentes, e em adoração diante da Palavra? Até que ponto estamos dispostos a ouvir a Palavra de Deus e também recebê-la na nossa vida ou na nossa congregação?Quando, muitas vezes, o nosso ouvir da Palavra de Deus não passa do simples ouvir. Alguma coisa está faltando em nossa vida. O que falta?O que é necessário? A Palavra de Deus é necessária e deve ocupar o lugar da nossa vida. Como é maravilhoso saber que a Palavra de Deus permanece em nossos corações. Somos felizes ao ouvir esta mensagem. Jesus disse: “Bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a aguardam”. (Lc 11.28). Sobre esta palavra Lutero disse na explicação do 3º Mandamento do Catecismo Maior: “Não há nada mais bonito do que a Palavra de Deus... É um tesouro... não é um conjunto de palavras vãs, ociosas ou mortas,mas sim ativas e cheias de vida”.

A Palavra de Deus ocupava o lugar na vida do povo. Durante toda a manhã até o meio dia o povo teve a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus. (v. 3). O resultado deste encontro foi um momento de regozijo. O povo chora ao ouvir a Palavra de Deus. Lembra que aquele dia era consagrado ao Senhor. Era tempo de celebração. Esdras e Neemias despediram o povo, ordenando a todos que fossem embora e se alimentassem do melhor que tivessem e que repartissem com os que não tinham nada. A ordem do Senhor para o povo era alegrar-se: Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá. (v.10). Não havia motivo para tristeza, frustração e péssimo, mas somente alegria.

Mas quando a alegria deixa de existir em nossa vida,quando falta força, coragem, fraqueza no trabalho,quando se precisa de apoio para vencer os problemas, quando as experiências amargas nos tiram a alegria. Quando a nossa cruz torna-se pesada para carregá-la. O que fazer?Olhe para Deus e veja como ele é amoroso e nos fortalece. Saiba que o bondoso Deus está atento as suas necessidades e se põe ao lado de você, dizendo: “Seja forte e muito corajoso. Eu serei contigo”. Fazendo isso você se alegrará e Deus o fortalecerá. Lembre-se: a alegria do Senhor é a nossa força. Este sentimento que motiva a nossa vivência. Esta alegria que invade a nossa vida e que resplandece em nosso rosto é o resultado dos momentos maravilhosos que o Senhor nos proporciona no dia-a-dia. Estes efeitos são imensos. Deus nos guia nos protege-nos ama. A sua palavra é clara neste sentido: ”De maneira alguma te deixarei, nunca te abandonarei” Como poderia de deixar de estar alegre com tanta bondade e amor de nosso Deus?

0 comentários:

Postar um comentário