SBB

sexta-feira, 2 de junho de 2017

FLORES NO ALTAR

Tenho dúvidas quanto à ornamentação do altar. As flores devem ser naturais? Ou podem ser arranjos de flores artificiais?

RESPOSTA: As pessoas que trabalham com a ornamentação do altar em nossas igrejas defrontam-se com a questão das flores quando arrumam os altares antes de cada culto. É um trabalho importante, pois se trata de deixar o ambiente de culto o mais agradável possível e liturgicamente correto.
     Busquei no site da nossa igreja-irmã, The Lutheran Chruch—Missouri Synod, algumas coisas interessantes sobre flores no altar. O artigo foi escrito pelo Rev. Dr. Greg Wismar, na revista Lutheran Witness de Maio de 2012.
     Vamos a algumas constatações do pastor Greg:
     Flores têm uma longa associação com a casa de Deus e com sua Palavra. O Antigo Testamento tem muitas referências à beleza das flores. Uma das expressões mais belas na Escritura está no Cântico de Salomão nas palavras do “Esposo” que diz, “Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves” (Cântico dos Cânticos 2.11-12).
     Referências a flores são encontradas nas palavras dos profetas, tais como . .    Oseias, que diz de Israel: “Serei para Israel como o orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará as suas raízes como o cedro do Líbano” (Oseias 14.5). No Novo Testamento, o Sermão do Monte, registrado no Evangelho de Mateus contém as palavras de Jesus com respeito às flores: “Considerai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham nem fiam . . . nem Salomão em toda sua glória, se vestiu como qualquer deles” (Mt 6.28-19). Flores sempre têm sido uma parte muito especial da boa criação de Deus trazendo alegria a seu povo.
     As citações da Bíblia sobre flores são um lembrete para nós para que confiemos na ação de Deus em nosso favor, tanto para nosso prazer como também pelo cuidado que Deus tem por nós. Mas o pastor Greg ainda lembra algo da Igreja Antiga sobre a utilização das flores:
     O surgimento de flores como uma característica especial nas igrejas cristãs iniciou nos primeiros séculos cristãos. A Igreja Antiga tinha consideração especial pelo sacrifício de suas vidas dadas pelos primeiros mártires. Muitas vezes, estes mártires eram enterrados próximo ou abaixo dos altares das primeiras igrejas, e flores eram trazidas para relembra-los e honra-los. Flores eram vistas como tendo uma associação especial com o paraíso e com os mártires.
É interessante lembrar que nós também em nossos dias costumamos enviar flores quando entes queridos partem. É uma maneira de prestar a nossa homenagem e reconhecimento a eles pelo convívio que tivemos. Em meio à tristeza da partida do ente querido as flores expressam beleza e certeza de que quem as criou também é o Criador daquele que está partindo para estar eternamente com Deus.
     Continuando a citar o uso de flores na história de nossos cultos o pastor Greg nos informa:
     Não somente flores eram colocadas no altar na Idade Média, mas também fragrâncias de flores, tais como lavanda, sálvia, manjericão e bálsamos eram espargidos no chão de maneira que sua fragrância fosse lançada enquanto fossem pisadas nas catedrais bem como em locais de igrejas paroquiais.  Engajar todos estes sentimentos no culto é uma tradição de longa data.
     No final do seu artigo o pastor Greg cita a escritora Jean Taylor e lembra algo bem evidente, mas importante sobre o uso das flores:
     Em seu livro de ajuda, Flores na Igreja, a autora Jean Taylor escreve que flores “trazem vida e cor à igreja e são uma lembrança constante da maravilha do mundo natural criado por Deus”.
     Ainda poderíamos acrescentar que as flores expressam beleza, alegria e glória. São usadas, portanto, para embelezar o templo ao mesmo tempo em que expressam a bondade de Deus.
     Ao arrumarmos nossos altares, estamos continuando uma tradição muito antiga nas igrejas. Flores artificiais são criações mais recentes, não expressam a criação de Deus e não fazem parte desta tradição de flores na igreja. Acho que mesmo o bom senso nos leva a utilizar flores naturais para nossos cultos, especialmente lembrando que no culto Deus vem a nós com sua palavra e sacramentos e tudo o que está na igreja, especialmente no altar nos deve ajudar a lembrar a ação de Deus em nosso favor. Aí flores artificiais não têm esta mensagem.
Prof. Ms. Raul Blum
Comissão de Culto

0 comentários:

Postar um comentário