SBB

sexta-feira, 9 de junho de 2017

MENSAGEM

PENTECOSTES

      O próprio Espírito testifica ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8.16.
      O Espírito Santo é o Espírito da filiação. Esta expressão mostra bem porque foi mandado ao mundo e qual o seu trabalho. O Espírito é também chamado de “ajudador” (Sl 54.4), “Consolador” João 14.16,26). “Advogado” (1 João 2.1). 
     Esta ajuda e consolo consiste exatamente nisto em ele nos mostra que com e por Cristo podemos vir a ser filhos de Deus, nos tornamos filhos de Deus. Por isso ele dá testemunho de Cristo e não de si mesmo. Ele nos pinta Cristo diante de nossos olhos. Ele nos ajuda a compreender, aceitar, nos apegar de que Jesus morreu por nós, por mim. Algo que nossa razão nem pode captar por si, pois lhe parece loucura. O Espírito Santo gera a fé em nosso coração, assim renascemos e recebemos vida nova.
      Tudo isso é algo que nós nem sempre notamos. O que nos sentimos e experimentamos muitas vezes é o contrário, grande fraqueza e desamparo. Em meio as fraquezas e desamparos, no entanto, se firma a confiança em Cristo. Uma confiança como a do malfeitor na cruz. Ele, em meio a suas cores de consciência e dores físicas devido a crucificação, deu ouvido as palavras de Jesus na cruz, recordou o que havia aprendido na infância e juventude e suplicou a Jesus humilde, ousado e confiante: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino”. Nessa fé suportou os suplícios finais. Assim sabemos: Nada mereço. Confio simplesmente na compaixão de Jesus Cristo. O Espírito Santo nos firma nesta convicção.
Quando o Espírito executa esta obra em nós, teremos, mais cedo ou mais tarde, o que chamamos de “certeza da salvação”, mesmo que esta certeza vacile, o Espírito Santo sempre a renova em nós. Ele testemunha ao nosso espírito de que Cristo morreu por nós, de que fomos batizados e aceitos por Cristo, de que recebemos Cristo na santa ceia para a certeza de nossa filiação e ressurreição. Em outras palavras, é um profundo sentimento de segurança, de salvação que enche nossa alma. Isto nos leva à gratidão e ao louvor. Uma certeza de que nada nos pode separar do amor de Cristo, pois Cristo está conosco e tem compaixão de nós. E podemos clamar: Pai Nosso. Aba Pai, sempre com o espírito renovado.
      Alguns, na verdade, julga ser isto algo bem natural de que todos somos filhos de Deus. Eles ainda não notaram os enormes montes que nos separam de Deus, nossos muitos pecados. O Espírito Santo nos mostra isso pela lei de Deus. Quando de repente nossa consciência começa a nos acusar, caímos facilmente num terrível desespero e angústia da qual nenhum consolo, nem distração nos podem tirar, a não ser o consolo do Espírito Santo, que dirige nossos olhos para a graça e misericórdia de Cristo. A voz de nossa consciência é por vezes tão arrasadora que nem ousamos crer de que somos filhos de Deus pela graça de Cristo. Nesses momentos o Espírito Santo nos aponta a verdade do evangelho. A grande e consoladora verdade do evangelho a nós pecadores. De que Cristo morreu por nós e encravou os nossos pecados na cruz. O Espírito Santo nos mostra de que apesar de nossos pecados, somos amados filhos de Deus e assim reergue a fé e com ela a certeza do perdão. Ele e o espírito da filiação.
      Vem, Espírito divino, nobre Ensinador. Vem, revela em teu ensino nosso Redentor. Grande Mestre, bom Consolador, teu poder em nós se mostre, regenerador. (HL 140.1)
 
Pentecostes Imagem 4

0 comentários:

Postar um comentário