SBB

sábado, 17 de outubro de 2020

CULTO PARA 18/10/2020

 Culto Doméstico – 31/2020 – 18/outubro/2020

Contatos para sugestões e colaborações: martinho@ielb.org.br (51) 9644-0761

Siga também em: ielbprudentopolis.blogspot.com

1. Saudação e acolhimento (pelo líder)

2. Invocação: Iniciamos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre!

3. Oração

Senhor, nosso Pai Amoroso, nós te adoramos e te louvamos. A tua graça, teu amor e teu poder nos ampararam até agora. Pedimos que fiques conosco e abençoes este momento especial em que nos reunimos para te adorar, ouvir e servir. Perdoa todos os nossos pecados, por graça de Jesus Cristo. Envia, por favor, o teu Espírito Santo para nos inspirar e guiar neste Culto Doméstico. Pedimos que fortaleças nossa fé e nos ajudes a aperfeiçoar a nossa vida santificada para honrar o teu Santo Nome e para sermos sal e luz no mundo, como tu queres que sejamos. Aceita nosso louvor e súplicas e serve-nos com a tua santa Palavra. Chegamos a ti em nome de Jesus, teu Filho e nosso Salvador. Amém.

4. Hino: 322 HL

1. Guia-nos, Jesus, teu caminho é luz. Vacilar nós não queremos, Sempre a ti fiéis seremos. Toma a mão dos teus, Leva-os para os céus.

2. Em aperto e dor mostra o teu favor. Quando vem a desventura, O teu filho não murmura. Pelas aflições vamos às mansões.

3. Quando a provação fere o coração, sob o peso da inclemência, dá-nos sempre paciência. Faze-nos fitar o celeste lar.

4. Vem-nos conduzir ao feliz porvir. Não nos deixes sem amparo no caminho agreste e amaro. Finda a vida aqui, leva-nos a Ti.

5. Leituras Bíblicas: Sl 29         Is 43.1-7    Rm 6.1-11                  Lc 3.15-22

6. Mensagem:

Tema: Fui batizado, sou de Jesus. ( Lucas 3.15-22)

O Batismo do Senhor fala da obediência de Cristo que, no caminho do Pai, tem início seu ministério para a nossa salvação.

O Batismo é uma intervenção na Santíssima Trindade. É o início de uma vida consagrada a Deus para viver os valores divinos e levar vidas a Cristo. Todo batizado é um evangelizador, um discípulo que trabalha para gerar novos discípulos para o Reino de Deus.

João Batista, com a bênção de Deus, pregava o arrependimento dos pecados e o batismo para remissão dos pecados. Jesus o considerou o maior profeta de todos os tempos (Mt 11.11). A autoridade de João era tão grande que as pessoas pensavam que ele fosse o próprio Cristo (15). Quando João soube que estava sendo confundido com o Cristo, não quis alimentar o engano e disse: (16) "Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo".

João afirma que ele é inferior a Jesus e que o seu Batismo era para arrependimento e o que Jesus traria era batismo com o Espírito Santo e com fogo.

Apontou também para Jesus como juiz dos vivos e dos mortos ao dizer: (17) "A sua pá, ele a tem na mão, para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; porém queimará a palha em fogo inextinguível".

A mensagem de João Batista sobre o Cristo que viria era uma boa notícia para o povo (18). João tinha ousadia e autoridade, só foi parado pela maldade de Herodes que lhe prendeu no cárcere (19,20). João tinha seguidores, ousadia e autoridade, mas sabia que Jesus era superior a ele.

Não teve arrogância, prepotência nem soberba. Sabia perfeitamente de seus limites e apontava em suas pregações para o Cristo, o Cordeiro de Deus que veio tirar o povo do pecado.

Assim também nós, como discípulos de Jesus, devemos viver de tal forma que venhamos apontar para Cristo e dizer: Este é Senhor e Salvador, a ele segui. Cristo é, e sempre deve ser o nosso alvo, pois fomos batizados e somos de Jesus.

         João, na sua humildade de servir, disse não ser digno de desatar as correias das sandálias de Jesus. Jesus é o Deus encarnado e João era apenas servo. Jesus iria batizar com o Espírito Santo e com fogo. Seria o juiz dos vivos e dos mortos. Jesus veio para cumprir toda a Lei de Deus, inclusive se submeter ao batismo de João. Quando soube disto, João Batista se sentiu constrangido conforme lemos em Mt 3.14: Disse João: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

         Mas Jesus sabia que precisava iniciar seu ministério pelo batismo de João Batista. (21) "E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus". O batismo de Jesus representou sua total obediência ao Pai e sua postura de servo. Foi uma preparação para a cruz, como lemos em Fp 2.5-7:Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Como os judeus viram e interpretaram o Batismo do Senhor Jesus? Talvez falaram: "Lá está mais um pecador arrependido; mais um fanático atrás de João!". Jesus não se importa. Toda a justiça de Deus precisava ser cumprida. E foi isso que Jesus disse para João quando ele se recusou a batizá-lo: “Deixa por enquanto porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça” (Mt 3.15).

Justiça de Deus significa vontade perfeita de Deus. A obediência do Senhor Jesus nos constrange. Ele foi obediente até ao ritual do Batismo de arrependimento, embora ele não tinha do que se arrepender, pois era santo. A Humildade de Jesus nos constrange.  Nós fomos chamados pelo batismo, para sermos servos de Cristo. Devemos ter  obediência ao nosso Senhor e em humildade servir como  discípulos de Cristo.

Lucas diz que: "..., estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo".

Toda a Santíssima Trindade estava envolvida no Santo Batismo de Jesus Cristo. O Pai estava no céu e fala ao Filho. O Filho está no rio Jordão submetendo-se a justiça do Pai, e o Espírito Santo vem em forma corpórea como pomba pousar sobre Jesus.

O Batismo do Senhor Jesus deu início a ação do Filho na Salvação da humanidade. É a ação do Deus Triúno que nos salvou mediante Jesus Cristo.

Por isso que o nosso batismo reproduz o evento do Jordão. Somos batizados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19), o Deus Triúno agindo em nosso favor, para sermos integrados por Deus no seu Reino.

Como podemos negar tamanho amor de Deus em nosso favor, levando uma vida afastada de Deus e do seu Reino? Se assim agirmos, tão somente mostramos nossa ingratidão ao grande amor de Deus por nós.

Quando fomos batizados ou batizamos nossos filhos estamos nos submetendo a ação direta da Santíssima Trindade neste Sacramento em favor de cada um de nós. Com o batismo, tem início o nosso discipulado a serviço do Reino de Deus, que só terminará quando partirmos desse mundo. Ou por infidelidade nossa, ao negarmos nosso batismo, com ações que não demonstram que somos servos de Deus.

O Senhor Jesus foi obediente ao Pai e se submeteu ao Batismo de João. A Santíssima Trindade se manifesta no Batismo de Jesus e passa ser a marca de nosso Batismo.

A partir do nosso batismo desejamos seguir as pisadas do Senhor Jesus. Precisamos do Batismo. Precisamos da Trindade Divina em nossa vida. Precisamos continuar o projeto de Deus iniciado em nós.

Jesus foi humilde e submeteu-se ao batismo que João administrava para cumprir a justiça de Deus.

O nosso discipulado tem início no nosso encontro com Cristo no dia do Batismo.         Nós também já passamos por este caminho, que é um ato sagrado de Deus, porém, não para cumprir a justiça de Deus, mas para receber de Deus o seu Espírito Santo, para uma vida cristã que nos conduz a eternidade nos céus.

Leve a sério seu batismo, ele foi a porta de entrada para você estar no Reino de Deus. Não despreze esta data tão importante na sua vida. Valorize seu batismo. Celebre-o todos os dias. Amém. (Pastor Martinho F. Voss)

7. Hino – 389 (HL)

1. Estamos no mundo, mas dele não somos / aqui nós vivemos distantes do lar / a nossa morada / de paz se reveste / a pátria celeste / é o nosso lugar.

2. Da graça divina / a mão nos acena / e nos enriquece / de bênçãos do céu / os frutos da terra / os dons que nós temos a Deus só devemos / foi ele quem deu.

3. O tempo, no entanto, / a vida transforma / e os dias tão breve se vão qual vapor / com eles passamos / por isso nós somos apenas mordomos / do bens do Senhor.

08. Oração: Senhor Jesus, tu me chamaste das trevas para a maravilhosa luz da salvação. Obrigado! Quantas vezes fui distraído e me desviei do reto caminho traçado por ti para os teus filhos. Peço que me perdoes e me ajudes com a ação do teu Espírito Santo. Fortalece minha fé em ti e me orienta com a tua Palavra que eu cresça em conhecimento e consagração ao teu nome.

Olha pelas nossas famílias e por todos os nossos irmãos de fé. Estende também a tua mão graciosa sobre o nosso país para que governantes e o povo ouçam a tua voz e vivam de maneira pacífica, ordeira, justa e em harmonia entre os poderes instituídos e entre governantes e povo.

Dá-nos a tua graça e protege a todos. Dá-nos teu Espírito em rica medida para podermos viver nosso batismo diariamente como tu esperas. Oramos em teu nome, Senhor Jesus. Amém.

09. Oração do Pai Nosso – em conjunto.

10. Bênção (em conjunto): O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário