SBB

sábado, 24 de outubro de 2020

CULTO DOMÉSTICO

 


Culto Doméstico - 31/2020 – 25/10/2020  (21º Domingo após Pentecostes)
Contatos: Pastor Martinho Sonntag - Vice-Presidente de Educação Cristã martinho@ielb.org.br - (51) 99644-0761
Siga também em: ielbprudentopolis.blogspot.com
1. Saudação e acolhimento
2. Invocação: Iniciamos este culto doméstico em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém
3. Oração: Deus misericordioso, rendemos graças e louvor ao teu santo nome porque nos guardaste benignamente durante todo os dias da vida. Dependemos do teu amor e proteção também nos próximos tempos. Por isso suplicamos que nos dês todo o amparo amoroso para que estejamos seguros sob tua guarda. Pedimos que olhes com misericórdia para nós e perdoes todos os nossos pecados cometidos por ação ou por omissão. Confiamos na obra de Jesus Cristo em nosso favor. Foi ele quem pagou a nossa culta diante de ti. Concede também que o teu Espírito Santo habite em nós e fortaleça nossa fé para vencermos todas as tentações e sejamos capacitados a viver conforme a tua vontade. Abençoa este Culto de hoje, por amor de Jesus Cristo. Amém.
4. Hino: 205 (HL)
1. Digno és, ó Cordeiro, de todo o louvor, graças nós rendemos por teu amor.
2. Tua seja a glória e o domínio também, para todo o sempre. Amém. Amém.
3. Teus são os poderes e os tronos também, hoje e para sempre. Amém. Amém.
4. Glória nas alturas, na terra também, glórias, Aleluia! Amém. Amém.
5. Leituras Bíblicas:        Salmo 1                Mateus 22.34-46.
6. Credo Apostólico – em conjunto.
7. Reflexão: Texto - Mateus 22.34-46 : Tema - A lei do amor!
                “Entretanto, os fariseus, sabendo que Jesus fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, interprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento da Lei?” (Mt 22.34-36).
                Saduceus e fariseus procuravam um motivo para poderem acusar Jesus de ser falso profeta. Os saduceus o indagaram sobre a ressurreição. Os fariseus vieram com uma pergunta sobre a lei. O sistema religioso dos fariseus era composto por 613 leis. Era o número de palavras hebraicas nos dez mandamentos. Encontraram nos livros de Moisés, o pentateuco, 613 leis. Dividiram essas leis em afirmativas (365, para cada dia do ano) e negativas (248, para cada parte do corpo humano). E todas essas leis eram consideradas compulsórias e não compulsórias.
                Os fariseus gastavam todo o tempo no estudo e reclassificação dessas leis. E agora, com o objetivo de desqualificar Jesus, um homem estudioso se aproxima e pergunta: “Mestre, qual é o grande mandamento da Lei?” (Mt 22.36).
                Jesus responde: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22.37-40).
                O amor é o maior e mais importante entre todos os mandamentos. O amor é o cumprimento da lei. Jesus queria mostrar aos fariseus e ao povo o caminho para a salvação, indicando que era loucura tentar se salvar pelo cumprimento da lei. Entre todas as leis, Jesus poderia ter falado sobre os sacrifícios, dizimo, circuncisão, sábado ... mas, indicou o amor.
                Quando determinado grupo religioso busca dar ênfase na lei, apropriam-se de apenas algum aspecto como se exteriormente estivessem cumprindo toda a lei. E Jesus diz: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.37- 39).
                É possível amar a Deus e ao próximo como amamos a nós mesmos? Amar de todo coração significa com toda sua vontade. ... de toda alma ... significa com todos seus desejos. ... de todo entendimento... significa com todo raciocínio. Vontade, desejo, raciocínio e amor cumprem a lei. Só há dois mandamentos: amar a Deus e ao próximo.
                A medida desse amor é como nos amamos. Aqui Jesus combate o egoísmo humano. O amor é o oposto do egoísmo. O amor é altruísta. Pessoas egoístas amam a si mesmas e esquecem os outros, ou apenas amam de aparência.
                Na carta aos coríntios, Paulo escreveu: “O amor não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal” (1Co 13.5). Qual é a pessoa que ama a Deus e ao próximo assim? Afinal, o mundo se resume em egoísmo e proveito próprio.
                 O verdadeiro amor, mesmo que não seja perfeito, encontramos entre os cristãos, por estarem no verdadeiro amor que é Cristo. O verdadeiro amor encontra-se onde há verdadeira fé. Mas, mesmo os cristãos precisam confessar que estão longe de cumprir com perfeição esse mandamento, pois, muitas são as vezes em que não amamos a Deus acima de tudo. Também nem sempre amamos o próximo como a nós amamos.
                Graças a Deus que Cristo cumpriu a lei em nosso lugar. Por isso, podemos exultar. Sua ressurreição é a declaração de que nossos inimigos foram vencidos.
                 Assim, a lei é necessária para mostra que não a cumprimos. Por isso, é necessário agarrar-se a Cristo que a cumpriu integralmente por nós. Nos agarramos a Ele pela fé. Essa fé é presente de Deus.
                Assim, por mais que estejamos em Cristo, o verdadeiro amor, mais iremos amar a Deus e ao próximo. Mas, por mais que amemos, nunca amaremos com perfeição, por isso, precisamos de Cristo o perfeito amor! Amém.
Pastor Edson Ronaldo Tressmann
8. Hino: 162 (LS) - Amarás
Amarás o Senhor teu Deus ::De todo o coração,:: Alma e entendimento. Amarás, sim, Amarás teu irmão também. Ama de coração, Como a ti mesmo. Esta é a Lei do santo Deus. Lei preciosa que nos deu. Lei que fala de amor. Amando a Deus de todo o coração Poderemos, só então, Amar, amar, amar Nosso irmão!
9. Oração – feita por um dos participantes: Senhor, nós te recomendamos todos os nossos entes queridos em casa e os que estão distantes. Conserva a eles em paz e em boa saúde. Permita que andemos sob a tua proteção e para que, se for de tua benigna vontade, nos reunamos, em breve, em alegria e saúde. Aumenta em nós o amor para que nem a distância nos separe e nada façamos que possa afligir alguém. Guarda a todos nós na Palavra e na fé para que um dia estejamos eternamente contigo, onde não haverá separação e pesar. Por amor de Jesus. Amém.
10. Pai – Nosso
11. Bênção: O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém
12. Hino: 80 (LS)
Seja Deus gracioso, E nos abençoe,
E resplandeça sobre nós O seu rosto.
Para que conheçam, Na terra o teu caminho
E em todas as nações A tua salvação. Louvem-te os povos, ó Deus.
Alegrem-se e exultem Na terra todas as gentes,
Pois tua justiça Se manifestará, Guiando na terra as nações.
A terra deu seu fruto E Deus nos abençoa
E todos os confins, Da terra o temerão. Louvem-te os povos, ó Deus.





0 comentários:

Postar um comentário