SBB

sábado, 30 de novembro de 2013

O QUE ENSINAM OS LUTERANOS

TÁBUA DOS DEVERES
AOS MARIDOS EM RELAÇÃO À FAMÍLIA E ESPOSA
 
-Maridos, vós igualmente, vivei a vida comum do lar; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam vossas orações. 1 Pedro 3.7
 
-Maridos, não trateis a vossa esposa com amargura. Colossenses 3.19

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS

 
Foi muito bonito o Culto de Ação de Graças no dia 28 de novembro, na Congregação Evangélica Luterana Santíssima Trindade de Prudentópolis. Mais de 100 pessoas participaram deste culto.
 
As meninas da Escola Bíblica cantaram o hino: "Eu tenho tanto pra agradecer"!

O Grupo de Canto também participou entoando 4 hinos.
Que Deus conceda suas ricas bênçãos a todos que são agradecidos pelas infinitas bênçãos que sem mérito ou dignidade da nossa parte, ele nos concede.
Nós temos tantas coisas para agradecer, que normalmente esquecemos. Siga a dica, abaixo, do pastor Adilson Schünke.
 
     A “dica” de hoje para o Dia de Ação de Graças tem como foco “demonstrar gratidão pelas coisas que normalmente se esquece”.
     Paulo instruiu a todos os cristãos na carta aos efésios para que "Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai.” (Efésios 5.20).
     Alguém certa manhã ao meditar sobre esta palavra de Paulo, enquanto escovava os dentes, foi desafiado pelos seus pensamentos a agradecer a Deus por tudo! E decidiu por começar a agradecer a Deus por sua escova de dentes. - “Então eu agradeci pela pasta de dentes! Então percebi que nunca tinha agradecido a Deus pelos meus dentes". E passou a se fazer essa pergunta: "Se as bênçãos de amanhã dependessem da minha ação de graças de hoje, quanto eu iria receber amanhã?”
     À medida que vivemos mais um Dia de Ação de Graças, vamos agradecer intensamente a Deus por todas as coisas. . . as pequenas e grandes coisas!
     A dica de hoje é então, fazer uma lista de momentos passados, ou relacionamentos pelos quais nunca nos lembramos de dar graças. Então, como expressão de fé e um exercício de obediência, dizer: "Senhor, hoje resolvo te dar graças por todas estas coisas e situações e pessoas em minha vida pelas quais não lembro de dar graças!”
(Adilson Schünke – coordenador do PEM).

FRASE DA SEMANA

"SOMENTE AS PAIXÕES, AS GRANDES PAIXÕES, PODEM ELEVAR A ALMA AOS GRANDES FEITOS".
************************
 
...mas sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor".
Romanos 12.11

CONVITE

CONVITE
 
DIA 4 DE DEZEMBRO DE 2013.
ÁS 20 H
NA IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA SANTÍSSIMA TRINDADE DE PRUDENTÓPOLIS.
"QUARTETO: HERÓIS DA FÉ"
ENTRADA FRANCA.
VENHA PARTICIPAR.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

MÚSICA PARA MEDITAÇÃO

"...é face a face que vamos ver. Quem nos amou e por nós quis morrer".

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

IMAGEM DA SEMANA

Não basta ser pai, tem que participar!

CONVITE

CONVITE
 
DIA 4 DE DEZEMBRO DE 2013.
ÁS 20 H
NA IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA SANTÍSSIMA TRINDADE DE PRUDENTÓPOLIS.
"QUARTETO: HERÓIS DA FÉ"
ENTRADA FRANCA.
VENHA PARTICIPAR.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

REFLEXÃO

Meu marido teve um caso extraconjugal e confessou o seu erro.

      O fato de seu marido ter confessado o erro dele conta pontos. Se você puder creditar esses pontos a favor dele, ser-lhe-á mais fácil dar-lhe uma nova chance. O caminho do casamento é calçado com muitas pedras que nos fazem tropeçar, mas que não nos derrubam, se o amor amparar. A infidelidade do seu marido, sem duvida, é uma pedra grande, que o seu amor para com os filhos poderá superar com o tempo. Experimente. Você diz que perdeu o amor. Será mesmo? Descubra se o que você perdeu foi, realmente o amor, ou se foi à confiança em seu marido.
     Seja o que for, você terá que reaver esse sentimento perdido – amor e/ou confiança – se você pensa em restabelecer a união. Não é mais lógico você reconstituir esses sentimentos com o seu marido, especialmente porque é com ele que você tem os seus filhos, que também precisam dele?
      Os não-cristãos resolvem essa situação com aparente facilidade: acabou o amor, separa, e fim de conversa. Mas nós cristãos nos diferenciamos exatamente nestas coisas: no procedimento, na forma de viver e de agir, e, especialmente, em perdoar quando alguém erra, em dar nova chance, em conversar e preservar os valores sagrados e a vontade de Deus. (HL)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PROJETO

A Escola Bíblica da Congregação Santíssima Trindade de Prudentópolis revitalizou o jardim do Projeto LÁ TINHA LATA...AQUI TEM FLOR! neste sábado, 23 de novembro.
No ano de 2013 foram coletados e vendidos 110 Kg de latinhas de alumínio e o lucro foi aplicado na compra de 270 mudas de flores para embelezar o pátio do templo.
Parabéns, crianças, por este importante trabalho de preservação da natureza que vocês desenvolvem!
 



CONVITE

CONVITE
 
DIA 4 DE DEZEMBRO DE 2013.
ÁS 20 H
NA IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA SANTÍSSIMA TRINDADE DE PRUDENTÓPOLIS.
"QUARTETO: HERÓIS DA FÉ"
ENTRADA FRANCA.
VENHA PARTICIPAR.

domingo, 24 de novembro de 2013

MENSAGEM PARA DOMINGO

A fonte da vida

Deus ama a vida. Ele é a fonte da vida, desde o início da criação, até agora. Ele enviou o seu Filho para salvar e transformar a humanidade, para que ela não fosse condenada por seus erros. Cristo morreu voluntariamente numa cruz, mas ressuscitou no terceiro dia. Agora você pode viver com esperança. Deus permanece fiel a você, ainda que você o abandone. Deus ama a vida, e por isso quer equipar você para cuidar de você mesmo e do próximo. Jesus Cristo morreu para dar a você uma vida abundante. Ele está com você. Ele quer você vivendo com alegria. Confie a sua vida aos cuidados de Deus e você verá a diferença.
Oração:
Senhor Deus, peço-te que me ajudes com os meus afazeres nesta semana, seja em casa, no trabalho ou na escola. Ajuda-me a mostrar às pessoas que só tu podes nos dar a verdadeira salvação, através de Jesus Cristo. Dá-me a tua proteção contra todos os males que o mundo coloca diante de mim. Quero confiar cada vez mais em ti. Amém. (HL)

sábado, 23 de novembro de 2013

O QUE ENSINAM OS LUTERANOS

TÁBUA DOS DEVERES
AOS CIDADÃOS, EM RELAÇÃO AO GOVERNO
 
-Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Mateus 22.21
-É necessário que lhe sejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo também pagais tributo: porque são  ministros de Deus, atendendo constantemente a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. Romanos 13.5-7
 
-Antes de tudo exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda a piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus nosso Salvador. 1 Timóteo 2.1-3
 
-Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; que sejam obedientes. Tito 3.1
 
-Sujeitai-vos a todo instituição humana por causa do Senhor; quer seja ao rei, como soberano; quer às autoridades como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores, como para louvor dos que praticam o bem. 1 Pedro2.13-14

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

FRASE DA SEMANA

"A VIDA É COMO UMA MOEDA. VOCÊ PODE GASTÁ-LA DA MANEIRA QUE DESEJAR, MAS SÓ PODE GASTÁ-LA UMA VEZ".
*******************
 
"O maior dentre vós será vosso servo... e quem a si mesmo se humilhar será exaltado".
Mateus 23.11,12

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

VÍDEO DA SEMANA

 
 
GRUPO DE CANTO DA IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DE PRUDENTÓPOLIS.
Apresentação no Culto do Centenário da Congregação São Paulo de Bom Jardim do Sul. Entoando o Hino: Cante ao Senhor!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

IMAGEM DA SEMANA

Salto Visconde do Rio Branco, Rio dos Patos, Prudentópolis-PR. 64 m de queda, a 14 km da cidade de Prudentópolis. (foto de João Eurich)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

REFLEXÃO

Os familiares de uma vítima de um crime são obrigados a perdoar ao assassino?

     Esta questão deve ser julgada à luz do episódio de José e seus irmãos ( Gênesis 50.15-21 ). Embora não se tivesse passado da intenção de cometer um crime, esse caso aponta para o perdão como o melhor caminho a ser seguido pelos filhos de Deus, mesmo quando vítimas de um crime. Como José, não devemos querer nos colocar no lugar de Deus e julgar a quem se deve e a quem não se deve negar o perdão que Deus oferece graciosamente a quem se arrepende com sinceridade. Se é difícil perdoar, mais difícil ainda é viver sem perdoar.
     O exemplo de Jesus – vítima pessoal de “latrocínio”, pois teve roubadas as suas vestes ao ser morto na cruz – orando por perdão para seus inimigos, nos deve animar a exercer o perdão em circunstancias idênticas. É claro que perdoar, aqui, não significa que o criminoso fique livre de julgamento e punição em um tribunal humano. Ele deve ser julgado e punido de acordo com a lei civil vigente, como lemos em Levíticos 34.9-15. Perdoar, aqui, tem mais haver com a própria alma, com a paz interior das pessoas atingidas.
     Como o cristão poderá comparecer diante de Deus para pedir perdão de seus pecados, se ele próprio não perdoa os dos outros? Jesus disse: “E quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” ( Marcos 11.25 ).
     Sendo assim, antes de ver este perdão como algo que se é “obrigado” a dar, queremos vê-lo como condição inerente e própria de ser cristão. Porque se é cristão, perdoa-se incondicionalmente. É isso que diferencia o cristão do não-cristo. O cristão que não perdoa, anda de muletas no caminho da santificação e a jato no caminho do pecado, excluindo-se da graça de Deus. (HL)

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ELEIÇÕES

A Congregação Evangélica Luterana Paixão de Barra Mansa, Guamiranga,PR, filial da Paróquia Santíssima Trindade de Prudentópolis, tem nova diretoria, que foi eleita em Assembleia Regular domingo dia 17 de novembro de 2013.
 
Presidente - Éder Guilherme Müller
Vice-Presidente - Alberto Müller
Secretária - Andreia Simone Nogueira Müller
Vice-Secretária - Edizelma Antoneli Müller
Tesoureiro- Oziel Schram
Vice-Tesoureiro- Márcio Müller
Revisores de Caixa: Marilda Schram
                             Rozel Müller
 
Que o bondoso Deus vos ilumine com seu Espírito Santo para desempenharem seus cargos com fidelidade e competência.
Aos que deixam os cargos os agradecimentos pelos serviços prestados.

************************

NOVOS MEMMBROS EM PRUDENTÓPOLIS
Recebemos por transferência a senhora HILDEGARD DOBELSTEIN, procedente da Congregação Evangélica Luterana São Paulo de Vila Pratos, Novo Machado-RS.
Recebemos  por transferência o senhor VALDERINO DOBELSTEIN, procedente da IECLB de Vila Pratos, Novo Machado-RS.
Sejam bem-vindos.

domingo, 17 de novembro de 2013

 

Livrete “Primeiro ao Senhor” – 4ª Edição
Manual Oficial da IELB para o ensino da Mordomia Cristã
Congregações poderiam presentear as Famílias com este Manual
Cada luterano deveria ter a sua Bíblia, o seu Catecismo e este Livrete “Primeiro ao Senhor”
(reeditado pela Concórdia Editora em 2013)
APRESENTAÇÃO da 1ª Edição
(Manual “Primeiro ao Senhor”)
 
            PRIMEIRO AO SENHOR é um sublime ensino do próprio Senhor da Igreja. A criatura não pode colocar seu Criador em segundo ou em último lugar.  Deus quer o primeiro lugar.  Cristo diz: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça! Deus em primeiro lugar.  Quando Deus ocupa o primeiro lugar em nossa vida, o Salvador pode concluir seu sublime ensino com a grandiosa promessa: Então todas as coisas necessárias para a vida presente vos serão acrescentadas!  Deus promete. Deus cumpre.  Porque Deus é fiel. Deus em primeiro lugar. Também na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
            PRIMEIRO AO SENHOR é uma corajosa decisão das igrejas cristãs da Macedônia. Só depois que conheceram a graça de Deus e a salvação em Cristo é que os cristãos podem tomar uma resolução como esta. É um ato de coragem, de consagração, de fé. Foi no meio de muita “prova e tribulação” e de “profunda pobreza” que os cristãos da Macedônia revelaram “abundância de alegria” e  “grande riqueza de generosidade”. E nesta situação de dificuldades, eles “se mostraram voluntários nas ofertas, acima da medida de suas posses”.  E julgaram  “ser uma graça de Deus” poderem participar com suas ofertas no auxílio às igrejas da Judéia.  O segredo desta conduta paradoxal  e exemplar dos fiéis da Macedônia?  Paulo revela: Deram-se a si mesmos Primeiro ao Senhor.  Quem, primeiro, se dá ao Senhor, vê como graça, privilégio e bênção de Deus poder ofertar ao Senhor e auxiliar a igreja, de todos os lugares, a proclamar o Evangelho de Cristo Jesus.  Quem primeiro se dá ao Senhor, traz as suas ofertas, no meio das crises, dificuldades e pobreza, com alegria, generosidade e gratidão. Quanto ofertar? Deus diz: Ninguém aparecerá de mãos vazias perante o Senhor; cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o Senhor seu Deus lhe houver concedido!  O cristão sempre faz grandes decisões em nome de Deus.  Os cristãos da IELB também.
            PRIMEIRO AO SENHOR é uma correta confissão da igreja. Cristo é o Cabeça da igreja. Nós, os membros da igreja. Cristo é o Dono da igreja.  Nós, os mordomos da igreja.  Cabe a nós administrar com responsabilidade e sabedoria todos os bens que o Doador de todas as boas dádivas nos concedeu.  A igreja precisa de bens materiais para proclamar os bens espirituais.  Esta é uma condição do próprio Deus.  Se o povo de Deus não ofertar bens materiais, como continuará existindo a igreja para anunciar os bens espirituais?  As ofertas são necessárias para a igreja cumprir com sua missão de fazer missão.  As ofertas são uma manifestação pública de nossa confissão de fé no Salvador Jesus.  Aos que em tudo primeiro buscam o Senhor e consagram tudo o que eles são e têm primeiro ao Senhor, o próprio Deus promete bênçãos dos altos céus: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro e provai-me nisto, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênçãos sem medida! Esta é uma confissão de fé.  Também dos fiéis da IELB.
            PRIMEIRO AO SENHOR é um importante manual de mordomia cristã. É o resultado prático de um seminário de mordomia realizado no início de 1995. Com este manual, a IELB busca uma uniformidade doutrinária e uma unidade prática no ensino sobre a mordomia cristã, especialmente na mordomia da oferta em bens materiais.  Este livrete, com sua orientação clara, concisa e bíblica será usado em todos os Seminários de Mordomia que serão promovidos em todos os Distritos nos próximos anos. Será uma bênção para os fiéis da IELB.
            PRIMEIRO AO SENHOR é uma publicação da Diretoria Nacional da IELB.  Por múltiplas razões, era absolutamente necessário produzir e difundir na IELB o conteúdo deste manual.  Um reconhecimento muito especial estende-se ao pastor Reinaldo Lüdke que se empenhou na elaboração desta matéria.  Como Coordenador do PEM (Programa de Evangelização e Mordomia), o pastor Lüdke pesquisou, escreveu e dedicou muito de seu tempo e talentos no preparo deste livrete.
            A IELB será, cada vez mais, uma igreja viva e ativa, uma igreja responsável e missionária, uma igreja que se consagra e oferta para levar CRISTO PARA TODOS porque cresce , cada vez mais, a Equipe de Cooperadores de Deus, de quem, como cristãos incansáveis, alegres e consagrados, se pode dizer: - DERAM-SE A SI MESMOS PRIMEIRO AO SENHOR!
Porto Alegre, 31/outubro/1995 - Leopoldo Heimann

sábado, 16 de novembro de 2013

O QUE ENSINAM OS LUTERANOS

TÁBUA DOS DEVERES
DO GOVERNO
 
     Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores, porque não há autoridade que não proceda de Deus; de modo que aquele que se opõe a autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação; pois é ministro de Deus. vingador, para castigar o que pratica o mal. Romanos 13.1,2,4.


sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FRASE DA SEMANA

"NENHUM PLANO VALE O PAPEL NO QUAL FOI ESCRITO, A NÃO SER QUE O FAÇA COMEÇAR A REALIZAR ALGUMA COISA".
*****************************
 
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes,  enganando-vos a vós mesmos".
Tiago 1.22

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

terça-feira, 12 de novembro de 2013

PARA REFLEXÃO

De quem o pastor recebe a sua autoridade e em que essa autoridade se baseia no exercício de seu ministério?

     Deus entregou o oficio do ministério pastoral à igreja: Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome ali estarei no meio deles. Esse ofício tem a autoridade para administrar os sacramentos, exercer o ofício das chaves, admoestar, aconselhar, confortar, instituir na palavra, etc. O direito de exercer as funções deste ministério em determinado lugar é conferido por delegação a uma ou mais pessoas através da congregação regularmente reunida.  
     Aceitando esta designação, o pastor ou pastores assumem em nome da congregação o exercício de deveres e direitos inerentes ao exercício público do ministério. Citamos ainda os seguintes versículos: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constitui bispos ( supervisores ), para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” ( Atos dos Apóstolos 20.2 ). – “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres porque, fazendo assim, salvarás a ti mesmo como aos teus ouvintes” ( 1 Timóteo 4.16 ). – “Exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze” ( Tito 1.15 ) – “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” ( 2 Coríntios 4.2 ). Ver ainda: Efésios 4.11, 12 e Atos dos Apóstolos 20.28.
     Nota-se que as pessoas a quem o apóstolo Paulo dirige as palavras dos textos acima são os pastores Timóteo e Tito. Reconhecemos aí a natureza da autoridade da qual fica investido o ministério pastoral, atuando conforme o chamado recebido.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Catálogo de Livretes da Hora Luterana.

A Hora Luterana tem um catálogo de livretes disponível para que você consulte os títulos que sejam do seu interesse.
Para saber os valores e adquirir o seu exemplar, entre em contato conosco pelo tel:             (11) 5097-7600 e fale com a Carina, ou pelo e-mail carina@horaluterana.org.br. Mas, não perca essa oportunidade!
 
Veja as publicações da Hora Luterana:
Coragem Para Tempos Difíceis - Deus sempre tem um propósito para cada pesar, para cada lágrima e para cada adversidade. Formato 10,5x18cm / Páginas: 42Como Superar a Depressão - Deus nos criou para viver em harmonia com ele. Formato 10,5x18cm / Páginas: 34



domingo, 10 de novembro de 2013

REFLEXÃO PARA DOMINGO


Adalmir Wachholz (pastor da IELB)
     O fantástico da Santa Ceia.
     O "Baú do baú do Fantástico", exibido no último 27 de outubro, fez uma paródia da Santa Ceia que desagradou muita gente. O filho do Chico Anísio entra no cenário daquela quinta-feira anterior à morte de Jesus, e até faz uma "entrevista" com um Jesus com aparência de estar chapado. O humorista Bruno Mazzeo, no entanto, comete um equívoco neste "baú" ao colocar o evangelista Marcos entre os "convidados" da Santa Ceia - ele não pertence aos doze discípulos. Em todo o caso, esta é a função da paródia, imitar de maneira irônica e debochada obras literárias, filmes, músicas, e até histórias, como neste caso, a última Páscoa de Jesus com os discípulos quando o Senhor instituiu a Santa Ceia. Mas o problema da paródia é quando a brincadeira vira coisa séria, como acontece no bullying.

     Quanto ao uso do nome de Deus, o próprio Criador ordena num dos Dez Mandamentos: "Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês" (Êxodo 20.7). Porque será que Deus tanto se importa com o nome dele? Na verdade, não é com o nome dele, mas com o nosso nome, com a nossa felicidade. Por exemplo, um jovem que não respeita o seu pai, ele terá dificuldades para confiar nele, receber dele a educação e tudo aquilo que um pai deseja oferecer ao seu filho. Naquela noite memorável Jesus pegou o cálice de vinho e disse: "Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados" (Mateus 26.28). Não existe algo mais fantástico neste mundo do que o perdão dos pecados. Por isto, a Santa Ceia é coisa séria. A Bíblia enfatiza isto: "Aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor, está pecando contra o corpo e o sangue do Senhor" (1 Coríntios 11.27). Está comprovado que o humor ajuda a vencer os problemas e traz longevidade, mas tem coisas que precisam de seriedade e reverência, começando com a Palavra de Deus.

sábado, 9 de novembro de 2013

O QUE ENSINAM OS LUTERANOS

TÁBUA DOS DEVERES
O QUE OS OUVINTES DEVEM AOS SEUS PASTORES
 
     Comei e bebei do que eles tiverem; porque digno é o trabalhador do seu salário. Lucas 10.7.
     Ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9.14.
     Aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. Não vos enganeis: de Deus não se zomba. Gálatas 6.6,7.
     Devem ser considerados merecedores de dobrada honra os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o grão. E ainda: O trabalhador é digno de seu salário. 1 Timóteo 5.17,18.
     Rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós, os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz um com os outros. 1 Tessalonicenses 5.12,13.
     Obedecei aos vossos guias, e sede submissos para com eles; pois velam por vossas almas, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros. Hebreus 13.17.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

FRASE DA SEMANA

"O SEGREDO DO SUCESSO É SER COMO UM PATO - SUAVE E INABALÁVEL POR CIMA DA ÁGUA, MAS PEDALANDO FURIOSAMENTE POR BAIXO DA ÁGUA".
********************************
 
"Antes trabalhei muito mais do que todos eles, todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo".
1 Coríntios 15.10

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

IMAGEM DA SEMANA

natureza-foto-imagem
 
FANTÁSTICA NATUREZA. OBRA DO CRIADOR. 


terça-feira, 5 de novembro de 2013

REFLEXÃO

                Elber Schreiber (Pastor): "Brasileiro quer direitos, mas não   
                                 respeita o direito dos outros.

       Fiquei indignado agora há pouco na fila da casa lotérica. Eu estava lá para pagar uma conta, logicamente enfrentar fila é muito chato, ainda mais quando demora chegar a sua vez.
      Todos sabem (ou deveriam saber) que idosos, mulheres grávidas, deficientes etc. têm direito ao atendimento preferencial. No entanto, parece que algumas pessoas não sabem, ou preferem se fazer de ignorantes quanto a isso. É chato sim deixar alguém passar na sua frente, mas isso não te permite destratar uma pessoa que possui o direito de fazer isso (idosos e etc).
       Pois bem, presenciei um show de ignorância hoje durante a minha estadia na fila, uma mulher e um homem, que estavam um a minha frente e outro logo depois de mim, estavam querendo exigir seus "direitos" de serem atendidos antes do idosos, fazendo que estes esperassem. Detalhe, havia dois caixas em funcionamento, um preferencial e outro normal, poderiam muito bem esperar um pouquinho mais e deixar o caixa preferencial fazer o seu trabalho. Mas não, destrataram os idosos e funcionários.
        E não adiantou conversar e falar que é direito, que é preciso respeitar e que o mundo não acabará se ficarmos uns 2 minutos a mais na fila; quando se é ignorante (no sentido de estúpido) precisamos é possuir paciência (mesmo com aquela vontade de enfiar a mão na cara do infeliz).
        Todos esperamos que nosso país mude, que cumpra as leis e blá blá blá. Todos querem que seus direitos sejam cumpridos também, mas é necessário lembrar que precisamos cumprir nossos deveres também, isto inclui respeitar o direito do próximo, mesmo que você perca alguns minutos do seu precioso dia.
         Particularmente, eu acho que o Brasil mudará. Quando? daqui uns 200 anos talvez. Espero que até lá, a educação no Brasil seja levada a sério, e que as famílias, a qual é a base de qualquer sociedade, tome a sua responsabilidade também na educação das pessoas, para que cenas como a que presenciei sejam evitadas, e as pessoas possuam o mínimo de bom senso.
         Enquanto isso, o que nos resta é orar e ter paciência."

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

NOTÍCIAS

       No dia 27 de outubro de 2013, aconteceu mais uma reunião do Conselho Distrital do DIPARSUL. Entre outros assuntos, destaca-se a eleição da nova diretoria para os próximos 4 anos (2014-2017). Lemos no ponto 7 da ordem do dia:
      7. Eleições –  As eleições foram antecipadas, para se dar oportunidade ao novo Conselheiro e sua Paróquia de encaminhar pedido de estagiário para 2014. 38 votantes se fizeram presentes. Foram eleitos:

Conselheiro Distrital - Rev. Wanderlei Maicon Lange

Vice-Conselheiro – Rev. Wylmar Klippel

Líder Leigo – Sr. Jarbas Luiz Zampier

Vice-Lider Leigo – Sr. Evalmir Albach

Secretário Distrital - Rev. Joel Müller

Vice–Secretário – Sr. Edi Carlos Stadler

Tesoureiro Distrital – Sr. Vilson Baskoski

Vice–Tesoureiro – Sr. Valdir Storer
 
      Suplicamos que o bondoso Deus abençoe e derrame muita sabedoria sobre os eleitos para fazerem um ótimo trabalho neste distrito da IELB.
      Aos que deixaram os cargos, os agradecimentos de todo o Distrito pelos serviços prestados nestes 4 anos. Deus vos abençoe.

domingo, 3 de novembro de 2013

MENSAGEM PARA DOMINGO

Castelo Forte – 25/10/2004 -
SÓ POR MEIO DE CRISTO
Romanos 3.19-28
 
     Apesar das tentativas do ser humano e das religiões, não tem outro jeito. Só por meio de Jesus Cristo!
     O apóstolo Paulo fala sobre a libertação da lei, a remissão dos pecados, a justificação do pecador, a graça de Deus, a fé dos filhos de Deus, a vida eterna dos justificados, e relaciona tudo à pessoa e à obra de Jesus Cristo.
     Para explicar esta centralidade de Jesus Cristo no processo da justificação, por graça e fé, Lutero emprega três expressões latinas muito apropriadas:
     Extra nos, fora de nós: não cumprimos a lei, não somos salvos por nossas obras ou iniciativas, não fomos nós que pagamos os nossos pecados. Nada de dentro para fora. Mas tudo foi feito por Cristo, fora de nós, além de nós, apesar de nós. Somos considerados e vistos como justos diante de Deus por causa de Cristo.
     Pro nobis, para nós: o extra nos, agora, transforma-se em pro nobis, em favor de nós. Não foi em favor de si mesmo. Tudo em favor de nós. Nós somos os justificados. Deus é o Justificador, através de Cristo.
     In nobis, em nós: tudo que Cristo realizou fora de nós e em favor de nós, Cristo também operou em nós, dentro de nós – individualmente e universalmente. É o que confirma o nome de Cristo: “Senhor Justiça Nossa”.
     Só por meio de Jesus Cristo!
     Esta é a Boa Notícia que Deus revelou a Paulo. É a mensagem central da Epístola de Paulo aos Romanos. É o Evangelho que Lutero descobriu, creu, ensinou e confessou como doutrina fundamental da Reforma, iniciada em 1517. É o diferencial doutrinário da Igreja Luterana – Jesus Cristo!
Grato sou por tanto amor, / Meu bendito Redentor. Amém.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

"Bruxas ou Lutero?
      Bruxas ou Lutero? Permitam-me falar sobre o monge alemão, até porque para as bruxas está faltando vassoura. Se bem que os dois assuntos se cruzam nas questões históricas e religiosas - ocultismo com cristianismo - e se chocam naquele 31 de outubro de 1517. A superstição e o medo assolavam os corações da Idade Média, e a própria igreja vivia os tempos obscuros de inquisições e abusos. Por outro lado, lembrar as 95 teses de Lutero contra o comércio do perdão dos pecados, requer hoje diálogo, respeito e coerência num ambiente cristão fragmentado, mas com a mesma missão e desafios. Quando Lutero jogou as teses na internet - a porta do Castelo de Wittenberg - ele não queria dividir nem reformar. Apenas estava escandalizado. Por isto a tese 24: “Daí segue-se que a maior parte do povo está sendo enganada por essas promessas indiscriminadas e liberais de libertação das penas”. Nada diferente destes tempos quando o povo é ludibriado com promessas de prosperidade e por outras fraudes. Assim, a tese 27 é atualíssima: “Os que afirmam que uma alma voa diretamente para fora do purgatório quando uma moeda soa na caixa das coletas, estão pregando uma invenção humana”.

      O erro hoje é valorizar a fachada da igreja e menosprezar o Evangelho que carrega. E nisto Lutero não vacilou, tanto que nem queria uma nova igreja, mas uma igreja nova. Ao descobrir que a autêntica religião é divina, explicou que "a cristandade verdadeira e essencial consiste no Espírito, e não em alguma coisa exterior, seja lá como for chamada". Por isto a explicação: "O Espírito Santo chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé". Ficou contrariado quando seus seguidores são denominados "luteranos", argumentando que a igreja não era dele mas de Jesus. Mas a história já estava escrita. Faltam quatro anos para fechar cinco séculos de um fato que precisa ser interpretado à sombra da cruz de Cristo.

 pastor luterano
marsch@terra.com.br
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS