SBB

domingo, 17 de novembro de 2013

 

Livrete “Primeiro ao Senhor” – 4ª Edição
Manual Oficial da IELB para o ensino da Mordomia Cristã
Congregações poderiam presentear as Famílias com este Manual
Cada luterano deveria ter a sua Bíblia, o seu Catecismo e este Livrete “Primeiro ao Senhor”
(reeditado pela Concórdia Editora em 2013)
APRESENTAÇÃO da 1ª Edição
(Manual “Primeiro ao Senhor”)
 
            PRIMEIRO AO SENHOR é um sublime ensino do próprio Senhor da Igreja. A criatura não pode colocar seu Criador em segundo ou em último lugar.  Deus quer o primeiro lugar.  Cristo diz: Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça! Deus em primeiro lugar.  Quando Deus ocupa o primeiro lugar em nossa vida, o Salvador pode concluir seu sublime ensino com a grandiosa promessa: Então todas as coisas necessárias para a vida presente vos serão acrescentadas!  Deus promete. Deus cumpre.  Porque Deus é fiel. Deus em primeiro lugar. Também na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
            PRIMEIRO AO SENHOR é uma corajosa decisão das igrejas cristãs da Macedônia. Só depois que conheceram a graça de Deus e a salvação em Cristo é que os cristãos podem tomar uma resolução como esta. É um ato de coragem, de consagração, de fé. Foi no meio de muita “prova e tribulação” e de “profunda pobreza” que os cristãos da Macedônia revelaram “abundância de alegria” e  “grande riqueza de generosidade”. E nesta situação de dificuldades, eles “se mostraram voluntários nas ofertas, acima da medida de suas posses”.  E julgaram  “ser uma graça de Deus” poderem participar com suas ofertas no auxílio às igrejas da Judéia.  O segredo desta conduta paradoxal  e exemplar dos fiéis da Macedônia?  Paulo revela: Deram-se a si mesmos Primeiro ao Senhor.  Quem, primeiro, se dá ao Senhor, vê como graça, privilégio e bênção de Deus poder ofertar ao Senhor e auxiliar a igreja, de todos os lugares, a proclamar o Evangelho de Cristo Jesus.  Quem primeiro se dá ao Senhor, traz as suas ofertas, no meio das crises, dificuldades e pobreza, com alegria, generosidade e gratidão. Quanto ofertar? Deus diz: Ninguém aparecerá de mãos vazias perante o Senhor; cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o Senhor seu Deus lhe houver concedido!  O cristão sempre faz grandes decisões em nome de Deus.  Os cristãos da IELB também.
            PRIMEIRO AO SENHOR é uma correta confissão da igreja. Cristo é o Cabeça da igreja. Nós, os membros da igreja. Cristo é o Dono da igreja.  Nós, os mordomos da igreja.  Cabe a nós administrar com responsabilidade e sabedoria todos os bens que o Doador de todas as boas dádivas nos concedeu.  A igreja precisa de bens materiais para proclamar os bens espirituais.  Esta é uma condição do próprio Deus.  Se o povo de Deus não ofertar bens materiais, como continuará existindo a igreja para anunciar os bens espirituais?  As ofertas são necessárias para a igreja cumprir com sua missão de fazer missão.  As ofertas são uma manifestação pública de nossa confissão de fé no Salvador Jesus.  Aos que em tudo primeiro buscam o Senhor e consagram tudo o que eles são e têm primeiro ao Senhor, o próprio Deus promete bênçãos dos altos céus: Trazei todos os dízimos à casa do tesouro e provai-me nisto, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênçãos sem medida! Esta é uma confissão de fé.  Também dos fiéis da IELB.
            PRIMEIRO AO SENHOR é um importante manual de mordomia cristã. É o resultado prático de um seminário de mordomia realizado no início de 1995. Com este manual, a IELB busca uma uniformidade doutrinária e uma unidade prática no ensino sobre a mordomia cristã, especialmente na mordomia da oferta em bens materiais.  Este livrete, com sua orientação clara, concisa e bíblica será usado em todos os Seminários de Mordomia que serão promovidos em todos os Distritos nos próximos anos. Será uma bênção para os fiéis da IELB.
            PRIMEIRO AO SENHOR é uma publicação da Diretoria Nacional da IELB.  Por múltiplas razões, era absolutamente necessário produzir e difundir na IELB o conteúdo deste manual.  Um reconhecimento muito especial estende-se ao pastor Reinaldo Lüdke que se empenhou na elaboração desta matéria.  Como Coordenador do PEM (Programa de Evangelização e Mordomia), o pastor Lüdke pesquisou, escreveu e dedicou muito de seu tempo e talentos no preparo deste livrete.
            A IELB será, cada vez mais, uma igreja viva e ativa, uma igreja responsável e missionária, uma igreja que se consagra e oferta para levar CRISTO PARA TODOS porque cresce , cada vez mais, a Equipe de Cooperadores de Deus, de quem, como cristãos incansáveis, alegres e consagrados, se pode dizer: - DERAM-SE A SI MESMOS PRIMEIRO AO SENHOR!
Porto Alegre, 31/outubro/1995 - Leopoldo Heimann

0 comentários:

Postar um comentário