SBB

domingo, 3 de novembro de 2013

MENSAGEM PARA DOMINGO

Castelo Forte – 25/10/2004 -
SÓ POR MEIO DE CRISTO
Romanos 3.19-28
 
     Apesar das tentativas do ser humano e das religiões, não tem outro jeito. Só por meio de Jesus Cristo!
     O apóstolo Paulo fala sobre a libertação da lei, a remissão dos pecados, a justificação do pecador, a graça de Deus, a fé dos filhos de Deus, a vida eterna dos justificados, e relaciona tudo à pessoa e à obra de Jesus Cristo.
     Para explicar esta centralidade de Jesus Cristo no processo da justificação, por graça e fé, Lutero emprega três expressões latinas muito apropriadas:
     Extra nos, fora de nós: não cumprimos a lei, não somos salvos por nossas obras ou iniciativas, não fomos nós que pagamos os nossos pecados. Nada de dentro para fora. Mas tudo foi feito por Cristo, fora de nós, além de nós, apesar de nós. Somos considerados e vistos como justos diante de Deus por causa de Cristo.
     Pro nobis, para nós: o extra nos, agora, transforma-se em pro nobis, em favor de nós. Não foi em favor de si mesmo. Tudo em favor de nós. Nós somos os justificados. Deus é o Justificador, através de Cristo.
     In nobis, em nós: tudo que Cristo realizou fora de nós e em favor de nós, Cristo também operou em nós, dentro de nós – individualmente e universalmente. É o que confirma o nome de Cristo: “Senhor Justiça Nossa”.
     Só por meio de Jesus Cristo!
     Esta é a Boa Notícia que Deus revelou a Paulo. É a mensagem central da Epístola de Paulo aos Romanos. É o Evangelho que Lutero descobriu, creu, ensinou e confessou como doutrina fundamental da Reforma, iniciada em 1517. É o diferencial doutrinário da Igreja Luterana – Jesus Cristo!
Grato sou por tanto amor, / Meu bendito Redentor. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário