SBB

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

ARTIGO PARA REFLEXÃO

O que cremos sobre a Santa Ceia?

ESTUDO: O que cremos sobre SANTA CEIA
     “Cremos, ensinamos e confessamos que na Santa Ceia o Senhor Jesus Cristo, de acordo com sua Palavra, nos dá o seu corpo e sangue para remissão dos pecados. Os elementos materiais, pão e vinho, não se transformam em corpo e sangue. Mas por ordem e promessa de Deus, recebemos na Santa Ceia em, com e sob o pão e o vinho, o verdadeiro corpo e sangue de Cristo.  1- Os que creem, o recebem para fortalecimento de sua fé.   2- Os que participam sem arrependimento e fé, recebem igualmente o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, mas para juízo.   3- A Santa Ceia é a mesa do Senhor onde recebemos conforto e consolo. Ela nos dá o perdão dos pecados e nos fortalece na esperança da ressurreição.   4- (“Cristo para Todos” – Publicação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Maio 1994, p. 13)
     1. O QUE É A SANTA CEIA
     - As palavras do próprio Jesus nos dizem claramente o que é a Santa Ceia: Mt 26.26-28
     - Não se entende pela razão, mas pela fé
     - a doutrina da Igreja Católica Romana – transubstanciação: pão transformado em corpo e vinho em sangue, pelas palavras do sacerdote. Mas: 1 Co 11.26 (ainda é pão e vinho)
     - a doutrina das Igrejas reformadas (seguidoras de João Calvino): significação: pão significa corpo; etc. Mas: 1 Co 10.16.
     - Quando há o corpo e sangue de Jesus com o pão e vinho? Na celebração da Ceia (no comer e beber): “Tomai, comei … bebei” (Mt 26.26s)
     - isto não depende da fé do participante (ou do celebrante), mas da promessa de Cristo!
      2. PROVEITO DA SANTA CEIA
     - O corpo e sangue de Cristo são dados a todos que participam da Ceia celebrada conforme a instituição de Cristo. Mas só quem crê recebe os benefícios: perdão dos pecados, vida e salvação.
     - O que é esta fé? Confiança nas palavras de Cristo: “Dado e derramado em favor de vós para remissão dos pecados”. Isto implica:
a) arrependimento perante Deus
b) fé em Cristo como Salvador
c) fé de que na Santa Ceia recebemos o corpo e sangue para nosso perdão
     3. O PARTICIPAR INDIGNO
     - quem é “indigno” de ir à Ceia? De uma certa forma, qualquer pessoa! Mas Cristo nos convida (nos dá a dignidade – ao crermos nele). Indigno é quem não crê!
     - Exemplos: falta de arrependimento; viver em pecado, sem querer corrigir-se; não crer na verdade bíblica sobre Cristo e a Santa Ceia.
    - A comunhão “fechada” na Igreja Luterana: o objetivo é “evangélico”: para o bem dos participantes! Devem ser instruídos antes e confessar sua fé. O pastor é responsável (1 Co 4.1,2)
     - Santa Ceia também é confissão de fé (1 Co 10.16,17)
     4. AS BÊNÇÃOS DA SANTA CEIA
     - perdão dos pecados, com tudo que o acompanha: fortalecimento na fé, conforto e consolo nas aflições, esperança, alegria da salvação, amor a Deus e ao próximo.

0 comentários:

Postar um comentário