SBB

domingo, 14 de dezembro de 2014

MENSAGEM PARA DOMINGO



 TEXTO: SL 126
TEMA: GRANDES COISAS FEZ O SENHOR POR NÓS!

      Este salmo foi escrito após o cativeiro babilônico. Ele era cantado durante a peregrinação à Jerusalém. Fazia parte da história do povo de Deus, sendo que a temática e a importância desse salmo na história do povo de Deus, também reflete o sofrimento, as dores, as decepções, as provações que o povo de Deus na sua história de vida vivenciou, mas também retrata o triunfo, a conquista, o cumprimento das promessas de Deus, a fidelidade, enfim, o agir de Deus em favor do seu povo ao derrotar os babilônios e libertá-lo do cativeiro.

      A situação do povo foi revertida. A restauração causou júbilo. O povo não chorava, pelo contrário, só havia alegria e gratidão. O salmista diz que parecia estar sonhando ao contemplar Deus livrando o seu povo: "ficamos como quem sonha”. Mas não era sonho. Deus havia transformado aquele momento em realidade. O fato de voltar à sua terra, de estar livre do cativeiro, de poder cultuar ao Senhor eram motivos suficientes para "ficar como quem sonha”. E o salmista esta vendo isso acontecer diante de seus olhos. Aquele povo anteriormente “machucado” estava cantando e rindo; que antes era tido como derrotado e envergonhado, passou a usufruir das grandes coisas que Deus havia realizado na vida daquele povo. O Senhor manifestou-se salvador, e as lágrimas converteram-se em sorrisos de enorme alegria. O povo estava vivendo os sonhos de Deus: “Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo”.

          A restauração do povo provocou também testemunho. Os risos de alegria e os gritos de júbilo que acompanhavam os exilados que saiam do cativeiro na Babilônia, e que ecoavam nos desertos que atravessam; o testemunho diante das nações pagãs de quão grandes coisas Deus fizera em prol do Seu povo: “Grandes coisas”. O povo de Deus confessou com alegria estas palavras, pois o Senhor, por seu poder e misericórdia, fez grandes coisas. Toda a história de Israel no AT mostra-nos os grandes atos de salvação realizados por Deus em favor do seu povo (êxodo, deserto, Canaã). Deus sempre foi fiel e bondoso para Israel. Esta é a razão de “estarem alegres”.

     Deus também tem realizado coisas grandiosas em nossa vida. Aliás, a nossa vida é constituída de coisas grandiosas. Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo, morreu na cruz para nos salvar; as nossas lágrimas, a nossa dor, todo o sofrimento, Deus realiza coisas grandiosas. Por isso, nosso louvor e nossa alegria são motivados por estas grandes obras que Deus realiza. Precisamos aprender na vida que Deus fez, faz e fará coisas grandiosas por nós. Que coisas você gostaria que Deus fizesse por você? Quais são as coisas grandiosas que Deus tem realizado em sua vida?

      Na caminhada à Jerusalém, aquele povo reencontraria as suas tragédias e desolações passadas. O templo em escombros, Jerusalém demolida. Pessoas doentes, miseráveis e com sonhos perdidos. Esta era a verdade da existência daquele povo. De uma alegria ímpar, com preocupação, o povo passa a suplicar uma mudança de sorte desoladora: “Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe”, foi o pedido do povo. É uma súplica para que Deus lhe torne a dar uma nova perspectiva de vida. A vida do povo estava árida como o deserto do Neguebe. O Neguebe ficava ao sul do território de Israel, em uma região seca com vários leitos de rios secos. Sem ter uma data certa, o leito se enchia de água e a vegetação novamente florescia.

      Também suplicamos ao Senhor: “Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes do Neguebe”, pois também passamos por tribulações em algum momento de nossa vida. Temos problemas dos mais diversos, lutamos contra adversidades, somos provados e experimentados. Por isso, em meio às tribulações, devemos buscar a restauração da nossa sorte no Senhor, lembrando que o Deus que nos salvou é poderoso para mudar qualquer situação da nossa vida, mas isto no seu devido tempo.

      O povo sabe que a restauração virá, mas no tempo de Deus. Será longo e árduo: “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. (v. 5). Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de jubilo, trazendo consigo seus molhos.” (v.6). Semear com lágrimas é semear sem ver a colheita. Não há como semear, senão com lágrimas, porque a semeadura precede a colheita. Por isso, o povo ao sair a semear, vai se defrontar com muitos fatores desconhecidos, o que poderá levá-lo as lágrimas. Por vezes, o plantio vai exigir esforço e determinação. Mas a esperança de uma abundante colheita. A bênção é prometida para os trabalhadores.

      É tempo de semear. Somos semeadores. Temos a boa semente, que é a palavra e o campo já está preparado para recebê-la. Lancemos essa semente nos corações e preparemo-nos para uma colheita abundante e jubilosa!Mas não esquecemo-nos que o nosso semear também é feito de lágrimas, frustrações, de derrotas. Não sabemos se vamos colher. Mas precisamos acredita nas promessas de Deus que diz: “Os que semeiam em lágrimas ceifarão com alegria”. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Então, podemos afirma: Com efeito, grandes coisas o Senhor fez por nós; por isso, estamos alegres! Amém!

0 comentários:

Postar um comentário