SBB

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

DIA DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

Dilma institui o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho
Data escolhida é 31 de outubro, mesma data do aniversário da Reforma Protestante
 
Dilma institui o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho

     Esta semana, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que tramitava desde 2003 no poder legislativo. Apresentada pelo ex-deputado federal Neucimar Fraga, do Espírito Santo, estabelece 31 de outubro como o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.
     Tendo sido aprovada na Câmara dos Deputados em 2009, o projeto só chegou ao Senado em 2014, quando foi aprovado. Desde então, esperava a sanção presidencial para entrar em vigor. Sem muito alarde da imprensa, em 12 de janeiro foi publicada no Diário Oficial, como Lei número 13.246.
     O vice-presidente de Ação Social, Rev. Airton S. Schroeder, lembra que o assunto foi objeto de mobilização das igrejas quando o projeto foi protocolado. "Algumas capitais desenvolveram abaixo-assinados e como o projeto federal havia perdido força, muitos municípios onde a mobilização ocorrera, se anteciparam e instituíram uma data, em geral, tomando por referência alguma data festiva de alguma denominação local. O ano de 2009 gerou uma nova expectativa", explicou.
     A escolha da data é para lembrar a Reforma Protestante, que teve início em 31 de outubro de 1517, quando o alemão Martinho Lutero fixou suas 95 teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg. Questionando as doutrinas da Igreja Católica e o poder papal, resultou no movimento que mudou a história e deu origem aos protestantes, mais comumente chamados de evangélicos no Brasil.
     A justificativa original do projeto de lei de Neucimar Fraga, na época filiado ao PFL, dizia: “a fidelidade à mensagem de Jesus sobre o Reino e ao seu amor infinito implica um compromisso ativo na transformação de estruturas injustas. A proclamação do evangelho supõe a promoção da paz e da justiça para criar um mundo novo que reflita o Reino de Deus”.
     "Com a publicação no Diário Oficial, nós Luteranos teremos um papel importante em tornar conhecido à sociedade brasileira o sentido da data e do próprio anúncio do Evangelho da Graça", completou o vice-presidente de Ação Social da IELB.

0 comentários:

Postar um comentário