Primeira missão da IELB no Mato Grosso celebra 60 anos
Evento foi noticiado pela imprensa local



O domingo dia 05 de novembro foi um dia festivo para os membros e convidados da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) de Porto dos Gaúchos, MT, comunidade Concórdia.
Os 60 anos da igreja foi comemorado de forma especial com a realização de um culto iniciado as 09 da manhã, com a presença do presidente da IELB, pastor Egon Kopereck, pastores que já atuaram no município, lideranças de outras denominações religiosas, presidente da câmara de vereadores Nolar Soares, homenageados e diversos visitantes, que após o culto se reuniram em almoço realizado na Associação dos Familiares Rezer (AFAR).
Fundada em 27 de outubro de 1957, a congregação da IELB de Porto dos Gaúchos foi a primeira no estado de Mato Grosso. O primeiro pastor foi Balduino Krebs, tendo como primeiro presidente Norberto Neumann, ambos já falecidos.
Nestes 60 anos, a igreja progrediu em Porto dos Gaúchos, estando hoje em sua 3ª sede construída ao longo destes anos, sempre com apoio dos membros e principalmente da colonizadora Conomali, cujo representante Henrique Meyer foi homenageado durante o culto especial deste domingo.
Atualmente sob o pastoreio de Egomar Edilson Schefler, a igreja homenageou também todos os pastores que já passaram pela igreja, tendo como presença especial Elmer Nestor Krebs, filho do pastor fundador Balduino Krebs, que veio de Bento Gonçalves, RS, e também recebeu homenagem, após relatar os anos difíceis enfrentados pela família na época da colonização do município e início da igreja nos anos 50.
“O atual pastor Engomar Scheffler lembrou que os 60 anos não é somente a história da congregação local, mas também da própria igreja Evangélica Luterana do Brasil em Mato Grosso, por ter a primeira congregação no estado. “Então estes sessenta anos envolve todo o estado, mas pra nós como igreja local e com muito carinho que comemoramos esta data que teve início em vinte e sete de outubro de mil novecentos e cinquenta e sete, dois anos após o início da fundação do município. Lembramos no ato do culto especial do pastor Balduino Krebs, juntamente com outras famílias da época como a de Roberto Neumann, Oto Zunemberg, as famílias Fray, Rezer e Prieve e tantos outros pioneiros que contribuíram com a igreja ao longo dos anos, aos quais nós devemos o início de tudo aqui no estado de Mato Grosso e especificamente na gleba Arinos na época, hoje município de Porto dos Gaúchos”, destacou o pastor Egomar.
0 comentários:
Postar um comentário