SBB

domingo, 5 de novembro de 2017

REFLEXÃO

REFORMA
31/10/2017
"O justo viverá pela fé"!
     Lutero combateu uma doutrina da justificação que muitos luteranos defendem hoje: cumpridos alguns requisitos mínimos, Deus considera o pecador como justo e, portanto, merecedor da vida eterna.
     No tempo de Lutero, os requisitos mínimos eram boas obras, hoje, o requisito mínimo seria a "fé somente".
     O problema, então e hoje, é o mesmo: uma doutrina da justificação antropocêntrica, dentro de um sistema legal, de cumprir os requisitos e obter aceitação de Deus.
     A doutrina da justificação proposta por Lutero, no entanto, é muito distinta, porque é Cristocêntrica. A fé que salva é a fé em Jesus Cristo. Deus aceita esta fé não porque a fé seja superior às obras, ou porque Deus, em sua liberdade, tenha decidido salvar por fé e não por obras, mas porque esta fé nada tem de si mesma e tudo recebe de Jesus Cristo.
     De um lado, "sem nenhum mérito ou dignidade de nossa parte" (fé somente) e, de outro, "perdão, vida e salvação" (somente a graça).
     A doutrina da justificação de Lutero está inserida na vida cristã, vida de luta contra o pecado, que inicia no Batismo e se renova na Absolvição e na Ceia do Senhor. A justificação é, também, início e renovação da vida cristã e de seus frutos: fé, esperança e amor.
     A justificação pela fé é fundamento da esperança de vida eterna em Cristo, mas também é o fundamento de uma vida de amor e de serviço ao próximo. A justificação pela fé somente não é uma vida de fé somente, mas uma vida de boas obras, que não busca o mérito ou favor de Deus, mas que vive a partir do perdão gratuito, da comunhão com o Salvador Jesus Cristo e da renovação (reforma/arrependimento) diária sob a direção do Espírito Santo.
     A justificação pela fé não dá início a uma vida ociosa, mas a uma vida ativa em boas obras, em serviço de amor ao próximo, de cumprir bem, cada um, o seu ofício e vocação no mundo.
     Justificação pela fé é viver a vida presente com paz de consciência e alegria, porque sabemos que a cruz é breve, mas a glória é eterna.
     A justificação pela fé é consolo em meio à tentação, às tribulações, ao sofrimento e morte. Porque quando tudo se volta contra nós, mundo, diabo e inferno, a palavra do evangelho nos assegura "o justo viverá pela fé"!
Feliz dia da Reforma!
(Luisivan Vellar Strelow)

0 comentários:

Postar um comentário