SBB

domingo, 11 de março de 2018

REFLEXÃO


  -  Satisfeitos com o que fizemos até aqui?
Resultado de imagem para imagens dA BÍBLIA
 
      Copio alguns pensamentos de Mário Sérgio Cortella, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário. Ele escreveu:
      “A condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão e se rendendo à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
      O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “O animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais profundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão e se rendendo à sedução do repouso e imobilizandose na acomodação.
      A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece.
      Por isso, quando alguém diz “Estou muito satisfeito com meu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta...
      Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
      Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar” (Pensamentos de Mário Sérgio Cortella).
      Albert Einstein escreveu: “Não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo”.
      Concordamos com estes pensamentos?
      Mudar para aperfeiçoar, para dinamizar e obter melhores resultados? Criatividade? – Sim?
      1.  Em relação à justificação (salvação) 
      Nada a mudar ou a aperfeiçoar! Reconhecemos e cremos que a salvação providenciada por Deus é perfeita, completa e absoluta. A obra de Jesus Cristo é perfeita. Assim, todo o que crê em Jesus Cristo está salvo. Não há nada que nós podemos fazer para sermos salvos. A justificação é graça perfeita de Deus.
 
Resultado de imagem para imagens de jesus crucificado
      Ninguém deve querer aperfeiçoar a doutrina bíblica para adaptá-la à cultura atual. A Palavra de Deus é imutável e não sujeita a aperfeiçoamentos. Pois, ela é palavra inspirada por Deus e é perfeita, infalível e suficiente para a humanidade.
      2.  Em relação à santificação (vida do cristão), o que podemos dizer?
      Os cristãos não são perfeitos e há “espaço” para crescerem. Necessitam da ação do Espirito Santo para serem capacitados para uma vida de santificação. Deus quer que a santificação seja um processo contínuo e crescente de aperfeiçoamento da vida do cristão. Para tal, o cristão busca crescer no conhecimento da Palavra de Deus, e em oração se coloca sob a orientação de Deus para o desenvolvimento de uma vida consagrada ao Senhor.
      Em todos os aspectos da vida (individual, na família, na igreja, no trabalho e na sociedade) sempre há a possibilidade e, talvez, a necessidade de reavaliarmos o que estamos fazendo, tendo como objetivo a evolução para melhor e para não cedermos “à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação”, com escreve Mário Sérgio Cortella.
      Deus deseja que os cristãos cresçam em conhecimento, fé e que sejam criativos e dinâmicos no trabalho do Reino de Deus. O argumento: “Sempre trabalhamos assim” pode não ser válido. O argumento “Sempre foi assim” pode ser impedimento para a inovação, aperfeiçoamento de melhores estratégias e métodos de trabalho visando a geração de melhores resultados. 
      A palavra de Deus e os Sacramentos são os meios da graça disponíveis para elevar nossa vida de consagração - com a inspiração, fortalecimento e direção do Espírito Santo.
Resultado de imagem para imagens dA BÍBLIA
 
Palavra de Deus mostra:
      a)            Cl 3.10 – Cristãos são refeitos em conhecimento: “E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que os criou”.
      b)            Ef. 4.24 – Refeitos em justiça e retidão:E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.   É a prática do conhecimento adquirido. É uma vida de santificação crescente. Na medida em que o cristão adquire maior conhecimento, com a ajuda do Espírito Santo, ele cresce em vida de santificação.
      c)            Jo 8.34; Gl 5.13, Gl 5.1 – Refeitos em liberdade:Para a liberdade foi que Cristo vos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo ao jugo de escravidão”.
      É importante que cresçamos no conhecimento, na fé e consagração ao Senhor e ao serviço do seu Reino. Que o Espírito Santo nos inspire, guie e capacite para uma abundante e crescente santificação para servirmos com eficácia e eficiência no Reino de Deus.
Pastor Martinho Sonntag

0 comentários:

Postar um comentário