SBB

sábado, 25 de abril de 2020

CULTO DOMÉSTICO - 25/04/2020


Culto Doméstico – 07/2020 – 26/ abril/ 2020
1. Saudação e acolhimento (pelo líder)
2. Invocação: Iniciamos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre!
3. Oração
Pai eterno, nós te agradecemos porque nos amparaste no dia de hoje com a tua graça e poder. Sabemos que sem ti não estaríamos aqui nesta hora. Te agradecemos pelos bens materiais, como o alimento, a casa, o trabalho, o descanso e tantos outros bens. Mas, acima de tudo, te louvamos pelo conhecimento que temos do Salvador Jesus e pelo dom da fé em Jesus Cristo, que criaste e manténs em nós, através dos meios da graça – a Palavra e os sacramentos.
Pedimos que, por tua graça e amor, nos perdoes pelos pecados que cometemos e suplicamos que nos assistas com o teu Espírito Santo para que superemos as nossas fraquezas e desvios da tua vontade. Mantém-nos em comunhão contigo e com os irmãos. Abençoa este momento de Culto e as pessoas que aqui estão.
Ouve esta oração por amor de Jesus Cristo, teu Filho, nosso amado Salvador. Amém.
4. Canto - Hino 114 (HL)
1. Cristo já ressuscitou / e seu túmulo deixou. / Vossas vozes levantai, / seu triunfo celebrai.
2. Cristo a luta terminou / e a vitória conquistou. / Agonia, mágoa e dor / não lhe causam mais horror.
3. Nem a tumba resistiu; / Cristo, forte, ressurgiu. / Ele vive e prometeu / vida e glória lá no céu.
4. Este prêmio iremos ter / e por graça ali viver. / Aceitemos nossa cruz, / e sigamos a Jesus.
5. Leitura da Epístola - 3º dom. de Páscoa (26/04/43) - 1Pe 1.17-25
6. Confissão de fé – Credo Apostólico
7. Canto: Hino 412 (HL)
1. A minha fé, Senhor / ponho em teu grande amor / e em teu poder / ouve ao que vem clamar / e humilde suplicar: / teu sempre e sem cessar / desejo ser.
2. Meu coração sustém / e guia em todo o bem /meu caminhar / dá-me ó Jesus Senhor / por ti maior amor / só para o teu louvor / me vem guardar.
3. Quando eu, Senhor, andar / e triste vaguear / na treva e dor / ajuda-me ó Jesus / e muda a sombra em luz / tornando leve a cruz / por teu favor.
4. E quando para mim / a vida já o fim / eu vir chegar / ó santo Salvador / nas tuas mãos de amor / sem susto e sem temor / eu quero estar.
8. Reflexão – A ESPERANÇA NÃO NOS DECEPCIONA
Estimados irmãos
Ao longo de sua vida, certamente você já se decepcionou. A decepção é fruto de uma expectativa que não se cumpre. Fruto de uma expectativa frustrada. A decepção surge quando a palavra, a ação ou a reação de uma pessoa é contrária ao que esperávamos vindo da parte dela. Ocorre quando temos um planejamento, um segmento que, na prática, não se concretiza conforme planejado.
Partindo dessa ideia, vamos admitir que muitas vezes fomos decepcionados. Mas que também, muitas outras vezes, decepcionamos outras pessoas. Precisamos também admitir e reconhecer que a decepção não é um sentimento agradável. Ela é um sentimento ruim tanto para senti-lo quanto para causá-lo.
Mas, a Escritura Sagrada, a Palavra de Deus, por outro lado, nos fala a respeito de uma situação que não nos decepciona. Romanos 5.5 diz: “A esperança não nos deixa decepcionados porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. A palavra de Deus nos diz que a esperança não nos decepciona. É claro que na forma de Deus agir; É claro que na forma de Deus manifestar-se, muitas vezes as coisas acontecem de um jeito que não esperávamos.
Muitas vezes a resposta que Deus nos dá após as nossas orações, acontece de uma forma aparentemente contrária ao que pensávamos. Muitas vezes Deus nos surpreende!
Mas então, se a forma de Deus agir e responder as nossas orações, nem sempre ocorre da maneira que esperávamos, por que então a Escritura nos diz que a esperança não nos decepciona? Acontece que Deus em seu grande amor, poder e sabedoria, nunca falha. E a esperança que Deus coloca em nosso coração, é a certeza de que nós podemos crer, pelo Espírito Santo, que Deus sabe o que está fazendo e porque está fazendo, a cada momento de nossa vida (Jr 29.11). E é por isso que a esperança não nos decepciona: Porque a história da ação de Deus na vida da humanidade, e na nossa vida, mostra que Deus nunca perdeu o controle, e que no momento que a humanidade mais precisou, ou seja, quando estava separada dele para sempre; quando a vida eterna ao lado dele deixou de ser uma realidade e até uma possibilidade, Deus entrou na história para resgatar a cada um de nós, enviando o seu Filho para sofrer o castigo que nos traz a paz e assim, nos dar comunhão eterna com Ele (Is 53.5; Jo 1.14; Gl 4.4). A esperança não nos decepciona porque esperar no Senhor certamente é esperar naquele que nos ama. (Sl 40.1). Certamente é esperar naquele que nunca falhou e que nunca falhará, como disse Jó: “Bem sei que nenhum de teus planos pode ser frustrado”. (Jó 42.2).
É possível que muitas vezes ao longo da nossa história, da nossa vida, a ação de Deus não será bem compreendida por você e por mim. É provável que muitas vezes, devido ao nosso frágil coração, não consigamos entender porque Deus está agindo de determinada forma ou permitindo determinadas situações. (Is 55.8-9). Mas de uma coisa sempre poderemos ter certeza: Por causa de Cristo, nosso Salvador. Por causa do Espírito Santo, enviado para a nossa vida e derramado em nosso coração pelo amor de Deus, a nossa esperança no Senhor, esta nunca nos deixará decepcionados, pois, Deus nos ama. Porque Deus sabe o que é melhor para cada um de nós (Is 40.29-31; Lm 3.25). E porque no tempo certo, no seu tempo, Deus mostrará a cada um de nós, que em nenhum momento nos decepciona.
E um dia, viveremos com Ele por toda a eternidade no Reino dos Céus. (Ap 21.1-15). E enquanto esse dia não chega, vivamos a nossa vida neste mundo em amor, em serviço ao nosso Deus e também ao nosso próximo. (1Jo 4.7) E tenhamos em nosso coração, através do Espírito Santo esta certeza: A esperança! A esperança no Senhor e nas suas promessas, não nos deixam decepcionados. Não falham. Pois Deus é fiel e para sempre será. Suas misericórdias se renovam a cada manhã. (Lm 3.23). Que a paz de Deus que excede todo o humano entendimento, habite ricamente em seus corações, hoje e para todo o sempre. Amém.
Rev. André Gonçalves de Freitas
CEL Cristo Para Todos. Ji-Paraná, RO.
9. Canto: Graças dou (222 – HL)
1. Graças dou por esta vida /pelo bem que revelou. /Graças dou por meu futuro /e por tudo que passou, / pelas bênçãos derramadas, / pela dor e, na aflição / pelas graças reveladas; / graças dou por teu perdão.
2. Graças pelo azul celeste / e por nuvens que há também, / pelas rosas no caminho / e os espinhos que elas têm, / pela escuridão da noite, / pela estrela que brilhou, / pela prece respondida / e a esperança que falhou.
3. Pela cruz e o sofrimento / e a feliz ressurreição, / pelo amor que é sem medida, / pela paz no coração, pela lágrima vertida / e o consolo que é sem par, / pelo dom da eterna vida- / sempre graças hei de dar.
10. Oração final – feita por um dos presentes.
11. Bênção (em conjunto)
O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.
Abençoado Culto Doméstico!

0 comentários:

Postar um comentário