SBB

sábado, 4 de abril de 2020

CULTO DOMÉSTICO


Culto Doméstico – 04/2020 – 05/Abril/2020- Pastor Martinho Sontag
É tempo de Quaresma
        1. Saudação e acolhimento (pelo líder)
        2. Oração (todos)
        Senhor, nós te adoramos e te louvamos porque és nosso Pai amoroso. A tua graça, teu amor e teu poder nos ampararam até agora. Pedimos que fiques conosco e abençoes este momento especial em que nos reunimos para celebrarmos culto a ti. Suplicamos que perdoes os nossos pecados, por amor e graça de Jesus Cristo, e fortaleças a nossa fé e confiança em tua Palavra e promessas. Envia, por favor, o teu Espírito Santo para nos inspirar e guiar neste Culto Doméstico. Aceita nosso louvor e súplicas e serve-nos com a tua santa Palavra. Chegamos a ti em nome de Jesus, teu Filho e nosso Salvador. Amém.
        3. Canto - Hino 78 (HL)
a) Eis na cruz por nós pregado, / de pecados carregado, / o Unigênito de Deus.
b) Vinde, ó almas contristadas, / vede as culpas tão pesadas/ que Jesus à cruz levou.
c) Trouxe aos homens a verdade, / paz, perdão e liberdade: a Satã por nós venceu.
d) Cristo, tu nos resgataste, / com teu sangue nos compraste – somos teus, ó bom Senhor!
        4. Reflexão - Salmo 30 (ler o Salmo)
        Estimados irmãos
        Todos nós temos, às vezes, "noites escuras" em nossa vida. Não estou falando de trevas naturais, mas de momentos de angústia, de dor, de solidão, de sofrimento, de falta de solidariedade e de dificuldades generalizadas.
        Em nossa pátria vivemos “tempos bicudos”. Dificuldades de toda a ordem. Parece que tudo conspira contra a possibilidade de termos uma vida tranquila e de bem-estar pessoal e coletivo.
        Algumas perguntas começam se agigantar dentro de nós: O que está acontecendo? Por que estou passando por esta situação? Será que ainda vou experimentar dias de luz, de bem-estar, dias de alegria?
        As perguntas “por que”? ou “para que estou passando por noites escuras”? não precisam ser feitas. Basta entender que nossa vida, pelo fato de sermos pecadores aqui no mundo, está sempre sujeita aos sofrimentos e dores. Somente estaremos livres definitivamente de dificuldades na glória eterna, quando Deus “Enxugará dos olhos toda a lágrima” do rosto dos salvos (Ap 21.4). Precisamos entender o sofrimento como normal na vida de pecadores, enquanto aqui no mundo.
        Essas “noites” nos machucam. Nestes momentos podemos cair em desespero e adotar atitudes inconvenientes para pessoas que creem em Deus. Podemos ser tentados a buscar soluções onde não há solução ou em coisas que são contrárias à vontade de Deus (Aqui pode haver uma breve pausa para comentários dos presentes sobre em que e em quem muitas pessoas buscam soluções).
        Tudo se agrava quando estes momentos se prolongam por muito tempo.
        Precisamos lembrar o que Deus disse a Jacó, na história da visão da escada (Gn 28.10-17): “Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores” (Gn 28.15). Sabendo disto, não desanimamos e não desfalecemos em meio às dificuldades.
        Lembrando o amparo de Deus, Davi, autor do Salmo 30, exalta o Senhor Deus, dizendo: “Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste, e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim” (v. 1). Pois, continua ele: “SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste. Da cova fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura” (V. 2 e 3).
        Os nossos problemas e dificuldades podem ser grandes e dolorosos, porém Deus é infinitamente maior e superior a tudo. Ele tem todo o poder. Nós confessamos: “Creio em Deus Pai todo-poderoso”. Então, por que desesperar diante de algumas “noites escuras”? E mais, lembremos que Jesus disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18). Jesus está conosco com o seu amor e seu poder. A ele podemos entregar todas as nossas dificuldades e confiar que ele sabe nos conduzir nos caminhos que ELE julga sejam os melhores para nós. “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Sl 37.5).
        Não só pedir a Deus, mas também dar atenção ao que o salmista diz: “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará aos desejos do teu coração” (Sl 37.3-4). Os cristãos precisam, além de confiar em Deus, precisam cuidar responsavelmente da vida pessoal e da vida dos semelhantes.
        Quando as “noites escuras” se manifestarem com mais intensidade em nossa vida, lembremos o convite de Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mt 11.28. Jesus tem prazer em nos amparar e confortar e nos conceder a sua paz e forças para continuarmos vivendo sob a sua mão amparadora.
        Quando confiamos em Deus, podemos dizer com Davi: “Fui moço, e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desemparado, nem a sua descendência mendigar pão” (Sl 3725).
        E quando vacilamos diante de alguma dificuldade, lembremos: “O SENHOR firma os passos do homem bom, e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão” (Sl 37.23-24).
        A Luz do mundo? Jesus, que veio ao mundo e resolveu a maior “noite escura” da humanidade. A “noite” do pecado. Ele pagou nossos pecados com a sua morte e nos dá o perdão. Agora vivemos na luz da salvação, por graça de Jesus! Por esta graça, estaremos com ele na eterna luz, nos céus, por graça de Jesus!
        A nossa oração: Guia-nos, Jesus, teu caminho é luz.
        Martinho Sonntag    (Adaptado – de 2016
        6. Canto: “Ó Jesus bendito” (HL – nº 311)
a. Ó Jesus bendito, quero te servir; / pelos teus caminhos / faze-me seguir.
b. Sem a tua graça não podemos ter / força suficiente para o mal vencer.
c. Ó divino Mestre, nosso Salvador, / vem ao nosso encontro, mostra o teu favor.
d. Protetor bondoso, vem nos conduzir; / tua paz celeste faze em nós luzir.
        7. Oração (Conduzido por um dos presentes).
        8. Bênção (em conjunto
O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o
seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós
levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.
        9. Poesia
Mesmo que o choro demore a passar
Eu sei que na minha vida vai raiar/ O sol da Tua graça, Senhor.
E um novo amanhecer Deus vai fazer nascer para mim
O choro pode durar uma noite
Mas a alegria virá, Quando no céu escuro Tua luz brilhar.
Faz brilhar, faz brilhar um novo dia, Senhor.
Pois eu sei que Tu és o Deus de amor.
Que enxuga as minhas lágrimas, que nunca me deixas só.
Eu sei que eu vou ver um novo amanhecer Que o Senhor fará nascer.
Na minha vida o sol irá brilhar / E o meu dia não será mais noite.
O choro pode durar , A noite pode chegar , Mas a alegria virá
Quando no céu escuro tua luz brilhar.

Abençoado Culto Doméstico, com a graça de Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário