SBB

sábado, 18 de abril de 2020

CULTO DOMÉSTICO PARA 18,19/ 04/ 2020


Culto Doméstico – 06/2020 – 19/abril/2020
Contatos para sugestões e colaborações: martinho@ielb.org.br (51) 9644-0761

1. Saudação e acolhimento (pelo líder)
2. Invocação: Iniciamos em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, um só Deus para todo o sempre!
3. Oração
Senhor, nosso Pai Amoroso, nós te adoramos e te louvamos. A tua graça, teu amor e teu poder nos ampararam até agora. Pedimos que fiques conosco e abençoes este momento especial em que nos reunimos para te adorar, ouvir e servir. Perdoa todos os nossos pecados, por graça de Jesus Cristo. Envia, por favor, o teu Espírito Santo para nos inspirar e guiar neste Culto Doméstico. Pedimos que fortaleças nossa fé e nos ajudes a aperfeiçoar a nossa vida santificada para honrar o teu Santo Nome e para sermos sal e luz no mundo, como tu queres que sejamos. Aceita nosso louvor e súplicas e serve-nos com a tua santa Palavra. Chegamos a ti em nome de Jesus, teu Filho e nosso Salvador. Amém.
4. Canto - Hino 100 (HL) – Lembrando a ressurreição de Jesus
1. Linda Páscoa do Senhor! / Vem do céu um resplendor: / É Jesus, que ressurgiu /e da morte nos remiu. Estreb: Aleluia! Ressurgiu! / Meu Jesus me redimiu! / Canto glórias ao meu Senhor, / que é meu Rei, meu Salvador!
2. Vem, festeja em gratidão/ esta Páscoa, vem, cristão! / Pois que Cristo a todos traz / vida eterna em glória e paz. Estreb.: Aleluia! ...
3. Aleluia! / Proclamai / que Jesus, a quem o Pai / do sepulcro fez sair, / veio ao mundo redimir. Estreb.: Aleluia! ...
4. Não esperes, pecador, / vem a Cristo, o Salvador! /Ele à vida te conduz, / junto ao Pai, na eterna luz. Estreb.: Aleluia! ...
5. Leitura da Epístola - 2º dom. de Páscoa (19/04/43) - 1Pe 1.3-9
“Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva. Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser destruídas. Essas bênçãos são para vocês que, por meio da fé, são guardados pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos. Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado. Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e creem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever. Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem” (1 Pe 1.3-9 – NTLH).
6. Confissão de fé – Credo Apostólico
7. Canto: Hino 117 (HL)
1. Ressurgiu Jesus Senhor; Aleluia! / Anjos e homens, com fervor, Aleluia! / Erguem sua voz aos céus, Aleluia! / Aclamando a nosso Deus. Aleluia!
2. Vive em glória o Salvador: Aleluia! / Onde, ó morte, o teu horror? Aleluia! / Deus nos redimiu na cruz, Aleluia! / Com poder o céu abriu. Aleluia!
3. Deus nos salva por amor; Aleluia! / Jesus Cristo é vencedor, Aleluia!
Pois a morte destruiu, Aleluia! / Com poder o céu abriu. Aleluia!
4. Oh! Sigamos a Jesus, Aleluia! / que em seus passos nos conduz, Aleluia! / Pois com ele irão os seus, Aleluia! /Pela cruz e morte, aos céus. Aleluia!
8. ReflexãoJoão 16.25-33 (ler o texto) –
Destaque: V. 33b: “No mundo passais por aflições; mas, tende bom ânimo, eu venci o mundo”
Caros irmãos,
Que mundo é esse em que vivemos? Sei que cada um de vocês percebe que a humanidade está cada vez mais dividida e confusa. A maioria não sabe o que é certo e errado, não distingue a verdade da mentira e não conhece o amor e a justiça. E em muitos países há perseguição aberta contra a família cristã, à igreja e ao povo de Deus. Em outros países há a perseguição velada.
Além disso, todo o planeta está sendo assolado pela pandemia Covid 19.
É a triste realidade que faz os cristãos sofrerem e passarem por aflições.
Os sinais dos tempos que preanunciam a volta do Senhor Jesus Cristo estão cada vez mais evidentes. Diante disso, os cristãos precisam estar atentos ao que está acontecendo e preparados para viver e atuar neste ambiente.
Diante de tantas adversidades, vamos desanimar, desistir de irradiar a alegria de sermos filhos de Deus, resgatados por Jesus vitorioso que ressuscitou na Páscoa? Ou vamos prosseguir firmes e anunciar com maior convicção, intrepidez e maior urgência o amor de Jesus à humanidade? Toda humanidade necessita urgentemente conhecer o Salvador Jesus e confiar nele. Por isso, precisamos anunciar o Evangelho a todos, também aos insanos perseguidores de Jesus e da Igreja.
Provavelmente teremos momentos de desânimo e fraqueza, especialmente se esquecermos Deus e a MARAVILHOSA herança que Ele nos reservou no céu, por amor e graça de Jesus Cristo (Ler: 1Pe 1.3-9).
É claro que desanimaremos e fracassaremos se desviarmos o nosso olhar do Senhor Jesus e nos fixarmos em nós mesmos, nas nossas aptidões, na nossa sabedoria, nossa ciência e estratégias. Pois, somos incapazes de superar as adversidades e de fazer a obra que Deus nos confiou. Não temos o poder de convencer as pessoas e leva-las à fé. Mas, é o Espírito Santo que é o poder que leva as pessoas à fé através do Evangelho anunciado, como expressa o apóstolo Paulo: “Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê ...” (Rm 1.16). Por isso, é importante o alimento da Palavra e o anúncio do evangelho.
Se fixarmos o nosso olhar de confiança no Senhor vitorioso, Jesus Cristo, que triunfou sobre a morte, Satanás e o inferno, e pautarmos a nossa vida nas palavras do Senhor, seguiremos firmes e resolutos aqui nesta vida, apesar das aflições que o mundo nos impõem. A nossa jornada da vida será abençoada e estará segura se permanecermos em comunhão com Jesus, nosso Salvador, que é o maravilhoso Deus anunciado pelo profeta Isaías que o apresenta com estas palavras: “já nasceu ..., Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz” (Isaías 9.6
Com Deus estaremos seguros! Pois, Jesus venceu! Com a vitória dele, assegura a nossa vitória! Sigamos, por isso, firmes, mesmo em tempos de aflições, conforme Jesus falou: “tende bom ânimo, eu venci o mundo”, diz o Salvador Jesus também para ti e para mim (João 16.33b). Amém.
Martinho Sonntag
9. Canto – Hino 152 (HL)
1. Grande Deus, o teu louvor / hoje unidos entoamos.
Teu excelso e eterno amor / com os anjos celebramos
e, prostrados ante ti, / vimos te adorar aqui.
2. Cristo, o Salvador veraz, / com amor em nós domina.
Tua graça, tua paz, / ó Senhor, ao mundo ensina,
que, remido, em tua luz / possa andar, ó Rei Jesus.
3. Seja ao Pai, eterno Deus, / ao Espírito da vida
e a Jesus, nos altos céus, / honra sem cessar rendida.
Infinito é seu amor; / cantem todos seu louvor.
10. Sugestão de ajuda: Muitas pessoas perderam a renda e estão passando por dificuldades financeiras e materiais devido à pandemia em curso. Sugerimos que o grupo reunido neste Culto identifique pessoas que necessitam de ajuda e estabeleçam ações efetivas de ajuda a estas pessoas, de acordo com as possibilidades existentes no grupo, iniciando pelos da “família da fé”, conforme está escrito em Gl 6.10: “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”. Socorridos os irmãos da “família da fé”, o grupo procura ajudar pessoas da vizinhança.
(Observação: Se grupo ou uma pessoa quiser relatar o que foi decidido e executado, ficaríamos agradecidos - martinho@ielb.org.br).
11. Oração final – feita por um dos presentes.
12) Pai Nosso
13. Bênção (em conjunto)
O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. O Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê a paz. Amém.
Abençoado Culto Doméstico!

0 comentários:

Postar um comentário