SBB

quinta-feira, 23 de julho de 2020

VERGONHA E RESPEITO

Vergonha alheia e falta de respeito
No último final de semana esteve em evidência, tanto nas redes sociais como na televisão, o episódio do desembargador que, ao ser abordado pela Guarda Municipal de Santos (SP), usou sua autoridade para desrespeitar o Guarda, chamando-o de analfabeto e rasgando a multa, por não usar máscara.
Claro, a imagem é revoltante para quem é cidadão de bem, mas confesso que fiquei também com "vergonha alheia" por esse magistrado. Naquele momento a autoridade maior era do Guarda Municipal, que estava cumprindo o seu dever na fiscalização.
A verdadeira autoridade se mostra pelo exemplo, tanto no cumprimento da lei, como no respeito para com as demais autoridades, mesmo que menores. Valer-se do "título de autoridade" para justificar o descumprimento da lei, no mínimo é corrupção.
A Bíblia diz: "Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei". (1Pedro 2.17).
Há um ditado que diz: "Respeito é igual sorriso, não custa nada e todos gostam". Por sermos miseráveis pecadores, muitas vezes desrespeitamos as pessoas, isso acontece por que fazemos diferença entre alguns, e também por sempre olharmos apenas para o nosso próprio umbigo.
Mesmo sendo pecadores, somos salvos por Jesus, temos o perdão dos pecados e, pela fé, podemos viver com humildade e respeito, que são práticas de amor pelo próximo.
Pela fé, vamos viver com o "jeito de Jesus". Jesus não só morreu por nós, mas deixou o exemplo de como podemos viver e conviver nesse mundo. Mesmo sendo Deus e tendo toda autoridade, Jesus cumpriu humildemente toda a lei em prol do pecador. Além disso, Jesus também deixou claro que veio a esse mundo para servir, não para ser servido.
Agora que Jesus está nos Céus aguardando para voltar, nós o servimos aqui nesse mundo e, servimos ao próximo também, mesmo que sejamos a maior autoridade onde vivemos. Ser autoridade não significa estar acima da lei, nem de ninguém!
Mesmo que não sejamos respeitados, respeitaremos. Assim fez aquele Guarda Municipal, que cumpriu seu dever ao multar sem se preocupar com a posição do infrator, e ainda juntou no chão o papel da multa, rasgado pela "autoridade", o desrespeitoso "todo poderoso" desembargador.
Respeito é bom e gostamos! Tratando com respeito a todos, não provocaremos "vergonha alheia" nos outros e, praticaremos o amor vivendo com o jeito de Jesus.
Fica calmo. Vai dar tudo certo!
Pastor Claudio Schreiber

0 comentários:

Postar um comentário