SBB

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conheça a Bíblia


LEVÍTICO
O nome do terceiro livro da Bíblia vem de “levita”. Os levitas, que eram os auxiliares dos sacerdotes, eram descendentes de Levi, um dos filhos de Jacó e Léia. Levítico trata de tudo o que tinha a ver com o culto que o povo de Israel prestava a Deus: onde e quando as ofertas e os sacrifícios deveriam ser oferecidos a Deus.
Nenhum outro livro do Antigo Testamento representa um desafio maior ao leitor moderno do que Levítico, sendo necessário um pouco de imaginação para visualizar o quadro das cerimônias e dos rituais que formam o grosso do livro.
Autor: A conclusão de que Moisés escreveu Levítico procede do caráter interno do próprio livro e do Pentateuco como um todo, além de referências do Antigo Testamento.
Mensagem: Quer mostrar dentre várias coisas que, Deus é Santo e ele está separado de tudo o que é pecaminoso e imperfeito. O Povo de Deus é Santo, Santo por causa do que o próprio Deus fez para ele, separou-os e os salvou. Outra característica é o dever de amar os outros, “Ame os outros como você ama a você mesmo” (19.18). Jesus disse que este é o segundo mais importante mandamento (Mc 12.31). O perdão dos pecados era oferecido pelo sacrifício de animais oferecidos a Deus. Contudo, os seguidores de Cristo sabem que a morte de Jesus que conseguiu o perdão definitivo dos pecados (Hb 7.27; 9.28; 10.10).
Levítico fala para a humanidade, em todas as épocas, lembrando o sacrifício daquele cujo sangue é muito mais efetivo do que o sangue de qualquer outro animal, Jesus Cristo.


0 comentários:

Postar um comentário