SBB

sábado, 17 de setembro de 2011

Conheça a Bíblia

DEUTERONÔMIO

Hoje chegamos até este livro que fecha o Pentateuco. Deuteronômio tem sido usado extensivamente tanto por cristãos como pelos antigos judeus. Ele é citado no Novo Testamento mais de cinqüenta vezes, um número superado somente pelos Salmos e Isaías.
O livro é uma repetição da lei e da história de Israel. A obra consiste, principalmente, de três grandes discursos e um compêndio de leis dados por Moisés ao final de sua vida, enquanto o povo estava acampado na planície de Moabe. Como mensagens de despedida de Moisés ao seu povo, o livro combina exortação e mandamentos, e serve de exemplo de como a lei deveria ser ensinada.
Moisés apela ao povo para que nunca se esqueçam de que foram escravos no Egito, que sempre se lembrem das promessas de Deus e das grandes coisas que Ele fez a favor deles. Ele precisam se lembrar de que Deus os ama não porque são um povo grande e famoso, mas porque Ele quer que pertençam exclusivamente a Ele. O povo de Deus nunca deve ser esquecer-se do amor de Deus.
Deuteronômio, o quinto livro de Moisés, recebe este título a partir da Septuaginta, que o chama de Deuteronomion, que quer dizer a “Segunda Lei” ou a “Repetição da Lei”.
Por meio de prefigurações e profecias, esse livro também nos faz olhar para Cristo. Ele é o Cordeiro Pascal (16.1) e o Profeta que havia de vir (18.15-19). A passagem-chave do livro se encontra no cap. 6.5, ali está o mandamento que Jesus considerou o mais importante de todos: “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a sua força.”
Na próxima semana começaremos a tratar dos livros do Novo Testamento, a cada semana intercalaremos um do Novo Testamento com um do Antigo Testamento. Não Perca!

0 comentários:

Postar um comentário