SBB

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Conheça a Bíblia

NÚMEROS
Dois temas – a graciosa fidelidade de Deus e o poder soberano do Deus da aliança com Israel – são vitais para a mensagem de números. Os eventos de Números retratam vividamente a fidelidade do Deus da aliança, apesar dos erros de uma humanidade pecaminosa. Deus dirige o seu povo por enquanto preparam-se para a sua jornada no deserto, conforta-nos nas dificuldades, lida com os seus temores e fracassos, e os repreende ou pune quando necessário.
Este retrato da fidelidade de Deus para com a aliança contrasta de forma aguda com a reiterada descrição que o livro faz da infidelidade humana, o fracasso completo da humanidade que é incapaz de alcançar os padrões de Deus por sua própria força. Os fracassos humanos são claramente descritos e contrastados com as medidas sábias do Deus da aliança que é sempre fiel. Mesmo Moisés, o maior de todos os líderes, pecou e não lhe foi permitido entrar na Terra Prometida, embora a tivesse visto de longe (20.9-11). Isso mostra que mesmo as melhores pessoas ainda são pecadoras, sendo salvas unicamente através dos méritos de Cristo – a salvação em vem somente através da graça de Deus.
Um segundo grande tema de Números é o poder soberano de Deus na história. Apesar dos obstáculos interpostos, dos grandes perigos e fracassos do seu povo, Deus conduz com segurança através do deserto. O seu poder soberano é suficiente diante de toda e qualquer eventualidade.
Através de toda a narrativa, Números apresenta o progresso do povo de Deus na redenção, pronunciando Cristo, que é a verdadeira Água que torna possível a vida, e a verdadeira Rocha que oferece segurança. A obra de Cristo é antecipada pela tipologia da novilha vermelha (19.2-10; Hb 9.13), a pedra que forneceu água (20.11; 1Co 10.4) e da serpente levantada que, da morte, trouxe vida (21.4-9; Jo 3. 14-15). A profecia específica das conquistas de Davi, aquele que havia de vir e que derrotaria os inimigos de Israel (24.15-19), prenuncia a hora em que Cristo, que é o cumprimento final da aliança de Davi, será universalmente reconhecido como o maior dos reis.

0 comentários:

Postar um comentário