SBB

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Do número de religiões no mundo

Tem-se calculado o número de religiões no mundo de maneiras diversas. Falamos comumente de quatro religiões diferentes: cristã, judaica, maometana e pagã. Mesmo que se possa empregar semelhante enumeração, jamais se deve esquecer que, em última análise, todas as religiões, necessariamente, se reduzem a duas classes: as religiões da Lei, isto é, aquelas que fazem por reconciliar a divindade mediante as obras da Lei, e a religião do Evangelho, isto é, a crença, divinamente operada e produzida pelo Espírito Santo mediante os meios da graça, de que Deus se reconciliou com o pecador sem qualquer obra da parte deste, por meio de sua satisfação substituta de Cristo Jesus e que, desse modo, a salvação é um presente, do qual o pecador se apropria mediante a fé em Cristo.

Essa divisão de religiões em dois grupos distintos e mutuamente excludentes está de acordo com as Escrituras. A Escritura Sagrada reconhece tão somente como religião verdadeira a que ensina que o pecador é salvo pela fé em Cristo. Afirma que desalojar todas as religiões de origem humana e estabelecer, por todo o mundo, a religião do Evangelho salvador de Jesus Cristo é missão da Igreja Cristã. O Grande Mandamento de nosso Senhor diz: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado, será salvo; quem, porém, não crer, será condenado.” (Mc 16.15,16) O Salvador glorificado disse a Paulo: Envio-te aos gentios “para lhes abrires os olhos, e os converteres das trevas para a luz a da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam remissão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” (At 26.17,28) de acordo com essa declaração expressa na Escritura Sagrada, todos quantos não crêem no Evangelho são mantidos em trevas e no poder de Satanás, do qual só poderão ser libertos mediante a santificação pela fé.

Desse modo, a Palavra de Deus reconhece unicamente a religião cristã como verdadeira e apta para trazer a salvação aos seres humanos; apenas ela merece o nome de religião, pois só ela reconcilia Deus com o ser humano pecador. Chamando-se as formas de culto de feitura humana de religião, está-se usando o termo num sentido impróprio, do mesmo modo como os ídolos são chamados de “deuses”, apesar de, na realidade não o serem. Sendo assim, torna-se impossível achar-se conceito generalizado que agrupe, numa só classe, todas as religiões existentes no mundo. Em virtude de sua origem, o Cristianismo não pertence à categoria de religiões humanas.

0 comentários:

Postar um comentário