SBB

sábado, 1 de outubro de 2011

Conheça a Bíblia

Marcos
O Evangelho de Marcos começa dizendo aos leitores que o assunto do livro é a boa notícia a respeito de Jesus Cristo, isto é, a boa notícia de que, com a vinda de Jesus, chegou o tempo em que Deus vai trazer salvação para a humanidade (1.15). o livro traz um relato das palavras e ações de Jesus de Nazaré, mas não chega a ser uma biografia dele. Isso porque descreve um ano ou pouco mais da vida de Jesus (caps. 1-10). Além disso, mais de um terço do livro trata da ultima semana de Jesus em Jerusalém e seus arredores (caps. 11-15). O livro não diz nada a respeito do nascimento de Jesus e dos primeiros anos de sua vida. Quando Jesus aparece no livro, ele já é um adulto maduro que vai a João Batista para ser batizado por ele. O interesse do autor não é dar um relato completo e em ordem das coisas que Jesus fez e disse; ele quer mesmo é proclamar o evangelho, dizendo que Jesus é o Messias, o salvador que deu sua vida “para salvar muita gente” (10.45).

Marcos é o mais curto dos quatro Evangelhos, e quase todo o seu conteúdo aparece também em Mateus, ou Lucas, ou nos dois. Outro aspecto interessante de Marcos é que a história avança com fluência e rapidez. Jesus aparece de repente na Judéia, onde se junta a pessoas que estão sendo batizadas por João Batista no rio Jordão. E assim tão de repente ele volta para a Galiléia, onde anuncia a mensagem de que o Reino de Deus está para chegar logo. Jesus não perde tempo: ele vai com os seus seguidores, doze homens e várias mulheres (15.40-41), de um lugar para outro, ensinando, curando e expulsando demônios. Não se sabe ao certo quanto tempo ele ficou trabalhando na Galiléia, pois não são muitas as referências à passagem do tempo. A última semana da atividade de Jesus recebe um destaque especial. É possível acompanhar suas atividades dia após dia.

A maioria dos estudiosos acredita que Marcos foi escrito antes dos outros Evangelhos e que serviu de base para Mateus e Lucas escreveram os seus Evangelhos. Ao contrário de Mateus e Lucas, Marcos dá menos atenção aos ensinamentos de Jesus e maior destaque às ações dele. Mas sempre que Mateus, Marcos e Lucas contam a mesma história, Marcos costuma ter mais detalhes, tornando o seu relato ainda mais bonito e memorável. O leitor tem a impressão de que o escritor obteve essas informações de testemunhas oculares, pessoas que estiveram lá quando essas coisas aconteceram. (Lc 1.2). 


0 comentários:

Postar um comentário