SBB

sábado, 29 de outubro de 2011

Conheça a Bíblia

Livros Históricos


Na Bíblia, a coleção das obras conhecidas como “livros históricos” do Antigo Testamento vai de Josué até Ester. Esta coleção relata a história do Israel antigo a partir da conquista de Canaã sob o comando de Josué, passando pelos reinos divididos de Israel e Judá e pela queda dos dois reinos sob o governos da Assíria e da Babilônia, chegando até a restauração de Judá do exílio no século VI a.C. Cada um desses livros narra eventos importantes no relacionamento de Deus com o povo da aliança.

Os livros históricos do Antigo Testamento são doze ao todo: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.
- Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis traçam a história do povo de Israel desde a entrada na Terra Prometida, sob a direção de Josué (1210 a.C), até a conquista de Jerusalém pelos Babilônios, quando o povo de Judá foi levado como prisioneiro para a Babilônia (597 a.C).
- Rute conta a bela história de Rute durante o tempo em que Israel era governado por juízes (de 1210 a 1030 a.C). Ester conta a história de outra heroína judia, que salvou o seu povo da destruição pelos persas, quando Xerxes I era o rei da Pérsia.
- Esdras e Neemias contam a história dos judeus depois que voltaram da Babilônia para a sua pátria, em 538 a.C.. Os livros falam sobre a reconstrução do Templo, em Jerusalém (520 a.C), e sobre a reconstrução das muralhas da cidade (445-443 a.C).
- 1 e 2 Crônicas contam, de novo, a história do povo de Deus desde Adão até o decreto de Ciro, rei da Pérsia, em 538 a.C., ordenando aos judeus que voltassem para a Judéia.

Esses livros não pretendem ar uma história completa do povo de Israel desde o começo até a volta do povo para Jerusalém. A intenção primária dos autores bíblicos foi a de mostrar que, quando o povo obedecia a Deus, ele o abençoava e protegia; mas quando eles lhe desobedeciam e quebravam a suas leis, ele os castigava. Isso o porque ele os tinha escolhido para serem o seu próprio povo, por meio de qye ele abençoaria todos os povos do mundo (Gn 12.1-3).

0 comentários:

Postar um comentário