SBB

sábado, 8 de outubro de 2011

Conheça a Bíblia

O Evangelho de Mateus

Duas coisas mostram a importância do Evangelho de Mateus: Foi o Evangelho mais citado pelos escritores cristãos nos primeiros séculos depois de Cristo e acabou sendo colocado como o primeiro dos quatro Evangelhos na ordem em que aparecem no Novo Testamento.
O leitor fica impressionado com a ênfase que esse Evangelho dá aos costumes e ensinamentos dos judeus. A primeira coisa é a lista de antepassados de Jesus, que traça a sua descendência desde Abraão, o fundador da raça e da religião do hebreus, e inclui o rei Davi, o mais importante de todos os reis de Israel. Assim começa a história de Jesus, o Senhor e Reis, isto é, o Messias que Deus havia prometido enviar ao povo de Israel.
Mateus trata da vida e dos ensinamentos de Jesus, mas não é uma biografia completa do salvador. Muitas coisas a respeito da pessoa e das atividades de Jesus que gostaríamos de saber não são relatadas. Do nascimento de Jesus até o começo de seu trabalho passaram-se uns trinta anos, mas em Mateus nada se diz a respeito desse período da vida de Jesus. Mateus começa com a lista dos antepassados de Jesus e o seu nascimento. Em seguida, vem o trabalho de João Batista e o Batismo de Jesus e a tentação de Jesus. A parte central do livro fala sobre o trabalho de Jesus na Galiléia. Ao terminar essa fase de suas atividades, Jesus vai para Jerusalém. Com muitos detalhes, o evangelista conta o que aconteceu em Jerusalém e arredores, e o Evangelho termina com a ressurreição e a manifestação de Jesus aos seus discípulos na Galiléia. Mais de uma terça parte do Evangelho é dedicada a essa última semana da vida de Jesus.
O principal objetivo do autor é mostrar que Jesus é o Messias. Por isso, ele cita o Antigo Testamento mais vezes do que qualquer outro evangelista. Ao todo são quarenta e uma citações, das quais vinte e uma aparecem também em Marcos e Lucas. Das demais vinte, dez não aparecem em nenhum outro livro do Novo Testamento.
Mateus buscou proclamar a mensagem central da fé cristã: Jesus de Nazaré o Salvador que Deus prometeu enviar e é o Senhor de todos os que o aceitam.

0 comentários:

Postar um comentário