SBB

sábado, 22 de outubro de 2011

Conheça a Bíblia

João
As palavras deste Evangelho são simples, mas as verdades que elas expressam são profundas. O testemunho deste Evangelho a respeito de Jesus Cristo e da sua mensagem é da mais alta importância para os leitores de hoje, de todas as nacionalidades, raças e culturas. Neste Evangelho Jesus é proclamado como o Salvador do mundo (4.42); ele é a luz que ilumina todas as pessoas (1.19); ele é a revelação do amor de Deus para todo o mundo (3.16). O plano de Deus inclui todos, e todos são convidados e responder ao apelo divino. Aqueles que respondem e se tornam seguidores de Jesus serão fortalecidos pela leitura do Evangelho e se dedicarão ainda mais àquele com quem precisamos ficar, pois ele “tem as palavras que dão vida eterna” (6.68).

O testemunho de João a respeito de Jesus é, em alguns lugares, igual ao testemunho dos outros Evangelhos. Mas é fácil notar que este Evangelho é bem diferente dos outros; é só lembrar que João não é um dos Evangelhos sinóticos, isto é, o seu testemunho a respeito de Jesus Cristo não é apresentado do mesmo ponto de vista dos outros Evangelhos. Clemente de Alexandria, no segundo século, disse que João é o Evangelho espiritual, querendo dizer que João apresenta mais o sentido espiritual dos atos de Jesus, em contraste com os outros Evangelhos, que geralmente só contam o que aconteceu.

O amor de Deus é a mensagem principal do Evangelho de João. Esse amor é anunciado simples e claramente no versículo que é, possivelmente, o mais preferido de toda a Bíblia: “Porque Deus amou o mundo tanto...” (3.16). Essas palavras resumem a Boa Nova anunciada por Jesus Cristo: Deus, o Criador e Senhor do universo, não é apenas um Deus de justiça rigorosa e de ira vingativa, mas um Deus de amor que está pronto para fazer o maior sacrifício a fim de que todos fiquem conhecendo seu amor. O amor de Deus não é só para um grupo especial de pessoas; é um amor imparcial que inclui todos, sem nenhuma distinção de raça, cultura, posição social ou religião. Mas esse amor não é fraco ou puramente sentimental; é um amor caro, que custou a vida do seu próprio Filho, um amor que exige das pessoas a sua fé completa em Jesus Cristo como Salvador e Filho de Deus (20.31). Esse amor se manifesta na obediência aos mandamentos de Jesus (14.15,21) e se manifesta também em bons frutos que resultam da união com ele, uma união íntima e total como a dos galhos com a videira (15.4).

O amor de Cristo e o amor por Cristo unem as pessoas numa comunidade, como um rebanho que tem um só pastor (10.16). o Deus que é o Senhor supremo do universo e da humanidade é um Deus de amor que acolhe e integra as pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário