SBB

sábado, 15 de outubro de 2011

Conheça a Bíblia

Lucas
O Evangelho de Lucas foi escrito por um mestre na arte de contar histórias. Algumas de suas histórias têm uma beleza e encanto fora do comum. Exemplo disso são o anúncio do nascimento de Jesus (1.26-38) e o encontro do Senhor ressuscitado com dois dos seus seguidores no caminho de Emaús (24.13-35), que são duas das mais lindas histórias que já fora contadas.

Este Evangelho precisa ser lido não somente por causa de seu encanto e de sua beleza, mas especialmente porque é um livro a respeito de Jesus. E é de Jesus que a nossa fé depende do começo ao fim.

O autor se propõe a “escrever tudo em ordem” (1.3) a respeito das “coisas que aconteceram entre nós” (1.1). Na verdade ele quer mostrar como a religião cristã nasceu, cresceu e se expandiu até chegar em Roma. Ele começa com o nascimento de João Batista e vai, no Livro de Atos, até a chegada do apóstolo Paulo a Roma, uns 65 anos depois. Aqui é preciso lembrar que, depois da história a respeito de Jesus Cristo, vem o Livro de Atos, escrito pelo mesmo autor. Atos conta a história do nascimento da Igreja Cristã e dos seus primeiro trinta anos de atividade no Império Romano. Junto os livros de Lucas e Atos são, no Novo Testamento, a porção mais longa escrita por um mesmo autor.

Um Evangelho como este de Lucas foi escrito para proclamar e fortalecer a fé cristã. A exemplo dos outros evangelistas, também Lucas ouviu pessoas e reuniu informações com a finalidade de proclamar a mensagem central da Igreja cristã: Jesus de Nazaré é o Messias, o Salvador que Deus prometeu enviar.

0 comentários:

Postar um comentário