SBB

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Artigo - Cristão mostra a tua cara!


Certo filósofo francês, do século XIX, falou que “cada povo tem o governo que merece”, se referindo à ignorância das pessoas de seu país em ralação aos seus representantes políticos. Eu disse essa frase para uma pessoa, após ela reclamar do país em que vivemos e da corrupção dos políticos brasileiros, principalmente quando aumentam os seus salários de forma exorbitante. Ela não concordou comigo e até achou ruim a minha colocação. Argumentou dizendo que não concordava com as coisas feitas pelos representantes do povo brasileiro, quando se refere a práticas desonestas, já quase institucionalizadas neste país. Será que podemos reclamar e criticar os políticos que nós colocamos no poder para dirigir o nosso querido Brasil?
Já escutei em algum lugar que os políticos são o reflexo da sociedade. Afinal, são representantes colocados pela sociedade por meio do voto direto para governar. E olhando para a realidade do povo brasileiro em geral, parece bem plausível concordar que os governantes são o reflexo da sociedade. Por isso que o povo não tem o direito de reclamar das pessoas que ele mesmo elegeu. Um povo que rouba até no troco do pãozinho da padaria, não respeita leis básicas de trânsito e joga lixo no chão descaradamente, não tem o direito de ficar indignado quando um representante seu rouba milhões dos cofres públicos, desrespeita as leis e desrespeita o país em que vivemos.

Os cristãos podem ter um papel importante para mudar toda essa situação, principalmente num país que se diz, em sua maioria, de fé cristã. Há uma música popular que diz “Brasil mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim”; fazendo um arremedo poderíamos dizer “Cristão mostra a tua cara”. Os cristãos podem fazer a diferença na sociedade em que estão inseridos, “mostrar a cara” literalmente, participar da política, candidatarem-se a cargos públicos, ajudarem a criar leis sérias que beneficiem o povo e, por incrível que pareça, votarem em pessoas honestas. Que os representantes do povo, sejam honestos, assim como o povo deveria ser no cotidiano.

Temos exemplos, na Bíblia, que mostram como pessoas tementes a Deus e de grande fé deram certo na política, como Abraão, José, Davi e Daniel; mesmo na posse de grandes riquezas e no exercício do poder fizeram o bem. Pessoas que, também possuíam defeitos, entretanto tendo Deus no coração, guiaram seu povo e representaram bem politicamente sua nação. Os cristãos de hoje podem fazer o mesmo, não basta criticar e falar mal dos seus próprios representantes. Agir e participar é a forma correta de fazer as coisas para melhorar o que está ruim.

O Salmo 33.12 atesta: “Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR”. Isso é verdade, porém não é a realidade de nosso país, ainda. O cristão tem o poder nas mãos para mudar a realidade do Brasil, construir uma nação digna e honesta, de acordo com a Palavra de Deus. Basta viver a fé a qual confessa, seguir o Senhor correto que deve governar as nossas vidas e guiar os nossos passos – Jesus Cristo – principalmente na direção de um país. Cristão mostra a tua cara! Seja um povo merecedor de um governo melhor, digno, honesto e que, de fato, sejam os governantes o seu reflexo e te represente como você confessa ser, vive e é.

Elber L. Schreiber
Estagiário de Prudentópolis - PR

0 comentários:

Postar um comentário