SBB

sábado, 24 de dezembro de 2011

Conheça a Bíblia - Romanos


Paulo, o autor da carta, escreveu Romanos pouco antes de sua visita a Jerusalém, quando levou as ofertas das igrejas gentias. Várias indicações internas sugerem que, durante este tempo, Paulo residia e Corinto; isso se deduz da referência a Febe, membro da igreja em Cencréia, o Porto de Corinto; a Gaio, como sendo seu anfitrião; e a Erasto. Foi escrita provavelmente durante os três meses que passou na Grécia, descritos em Atos 20.2-3.

Entre as cartas do Novo Testamento, a de Romanos aparece em primeiro lugar, não porque foi a primeira a ser escrita, mas porque é a mais longa de todas e também porque é considerada a mais importante. Nessa carta, Paulo expõe, de maneira ordenada, como é que ele entende o Evangelho, tanto no que se refere às suas doutrinas como na sua aplicação à vida diária dos seguidores de Cristo.

Uma questão muito importante para o apóstolo era o lugar do povo de Israel no plano de Deus. Os judeus eram o povo escolhido de Deus, mas, na sua grande maioria, eles não haviam aceitado Jesus como o Messias que Deus tinha enviado. Será que isso queria dizer que Deus os havia rejeitado? Com emoção e fervor Paulo rejeita essa idéia e declara, firmemente, que, no fim, o povo de Israel será salvo. Tudo depende da misericórdia de Deus e de o povo de Israel deixar a sua teimosia em rejeitar o Evangelho (11.25.26).

A mensagem principal dessa carta é que todos, judeus e não-judeus, são salvos pela Graça de Deus, por meio da fé em Cristo Jesus (1.16-17).

0 comentários:

Postar um comentário