SBB

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Artigo - Fumando a Bíblia

No programa de entrevistas do Jô Soares, há algumas semanas, um entrevistado diz ter fumado maconha usando páginas da Bíblia para enrolar a erva; como de costume, o apresentador não perdeu a oportunidade para fazer uma piada. Um pastor de uma seita evangélica, indignado, lançou um abaixo-assinado para que Jô Soares seretrate publicamente da piada que fez sobre o assunto. O pastor alega que a Bíblia é o Livro Sagrado da nação brasileira para todos os cristãos e, por isso, não pode ser menosprezada ou zombada por causa de seu valor inenarrável. Até o momento, mais de 13 mil pessoas haviam aderido ao abaixo-assinado.

De fato, a Bíblia é o Livro Sagrado dos cristãos, é a Palavra de Deus. Mas o que acontece quando os próprios cristãos não dão valor à Bíblia? Aquelas pessoas rasgaram as folhas da Bíblia para fumar maconha, todavia o que acorre quando cristãos, ou os que se dizem pastores, rasgam a Palavra de Deus de acordo com seus propósitos e interesses? Deus nos alertou sobre isso na própria Bíblia, “levantar-se-ão falsos profetas e enganarão a muitos” (Mt 24.11), e “assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras (...)” (2Pe 2.1).

O maior problema, não é quando um livro tem suas folhas arrancadas para alguém fumar maconha com elas; e que talvez, alguns trechos possam ter sido lidos antes de fumados. O maior problema é quando os ensinamentos que estão na Bíblia - a Palavra de Deus – são distorcidos e rasgados para desviar o Povo de Deus. E é quando o próprio Povo de Deus distorce aquilo o que o SENHOR nos diz, para justificar atitudes e adequar a Palavra de Deus às suas vidas, e não adequar suas vidas de acordo com a Palavra de Deus, esse é o pior tipo de menosprezo e zombaria que a Bíblia pode sofrer. O SENHOR ainda nos adverte que quem assim o faz trará repentina destruição para sua vida e será condenado (2Pe 2.1ss).

Não estou defendendo quem fuma maconha com as páginas da Bíblia, e nem exijo que alguém se retrate publicamente por uma piada, somente quero mostrar um problema que é muito mais preocupante para os cristãos. A preocupação de que em muitos lugares, hoje, o principal que deveria ser ensinado na Bíblia está sendo deixado de lado, Jesus Cristo, este não pode ser rasgado da Bíblia. “Ora, é por isso que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.” (1Tm 4.10).

Elber Leomir Schreiber
Estagiário de Prudentópolis - PR

0 comentários:

Postar um comentário