SBB

domingo, 25 de dezembro de 2011

O Papai Noel não veio!


É Natal e para muitos o Papai Noel não trouxe presente. E agora? A impressão que nos passa pela cabeça, quando o bom velhinho não traz um presentinho para alguma criança, é que ela não mereceu por ter cometido alguma arte durante o ano – é isso que muitos dizem para explicarem a falta do presente. Particularmente, acredito que o Papai Noel seja mais capitalista do que parece, e por isso só atende aos pedidos mediante dinheiro ou cartão de crédito – é a explicação mais plausível para mim. Aviso logo, para não chorarem depois, Papai Noel não existe. Esta parece ser uma conclusão óbvia para qualquer pessoa adulta. Será?

O que vemos por aí é um culto ao bom velhinho. Adultos, que obviamente sabem da sua inexistência, fazem de tudo para mostrar às crianças que ele virá no Natal. O comércio então, nem se fala, prega que o Papai Noel é o verdadeiro sentido do Natal para estimular as vendas. Muitos pais caem nessa e ensinam para os seus filhos a sua vinda no Natal. E o que dizer de igrejas que estimulam a figura do Papai Noel entre suas crianças? Essa história toda tem um revés, crianças frustradas quando não ganham um presente – a culpa é do Papai Noel. Talvez muitos pais, até usem a figura dele para justificar a falta do presente, uma justificativa cruel por sinal.

Há ainda, aquele medo de contar para a criançada que o bom velhinho não existe, pois poderão traumatizá-las. A realidade é que existe um trauma muito maior do que esse, que podemos evitar. O trauma de não contar quem realmente vem no Natal. Como diz o profeta Isaías 9.6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” O Papai Noel não veio. Que bom! Quem veio no Natal é o menino Jesus, prometido para a salvação da humanidade desde muito tempo antes de surgir a lenda do Noel.

O maior presente que alguém pode receber no Natal é a certeza que só Cristo pode nos dar – a Salvação. É a certeza de que o “Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade” (Jo 1.14), o Deus conosco para a salvação de todo aquele que Nele crê. Quer dar presentes no Natal? Dê! Mas não se esqueça do melhor presente que você pode dar para seus filhos e também para o mundo inteiro, o qual não é o Papai Noel que traz, JESUS CRISTO.


FELIZ NATAL!

Elber Leomir Schreiber
Estagiário de Prudentópolis-PR

0 comentários:

Postar um comentário